Ellen Moraes dá 5 dicas infalíveis para obter engajamento nas redes sociais

Publicado em 17/10/2020 16:29
Publicidade

Consultora de marketing digital e empreendedorismo, Ellen Moraes revela truques que podem alavancar a vida digital de empresas

Curtidas, seguidores, compartilhamentos e comentários valem ouro para quem depende das redes sociais para ter sucesso no seu negócio. Algo que, diga-se de passagem, diz respeito a praticamente todos os empreendedores nos dias atuais. Ellen Moraes reforça sempre a premissa de que quem não é visto, não é lembrado, ou melhor, quem não é visto online, não é lembrado e procurado. “Todos os dias me fazem a pergunta: como conseguir um bom engajamento nas mídias sociais? “, afirma a consultora, bastante procurada por mulheres que querem começar a empreender. Veja a seguir o que esta expert recomenda.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

1. Crie um design único para o perfil de todos canais de redes sociais

“Quando abrimos qualquer mídia social, somos bombardeados por informações, assim precisamos nos posicionar como negócio, pois estamos disputando a atenção do público”, destaca Ellen Moraes. A dica é ter uma foto do perfil que siga a identidade visual da marca para os usuários identificarem a mensagem da empresa. “Procure por imagens clean e objetivas sem poluição visual e que sejam de fácil leitura e identificação”, aconselha. Outra dúvida é se é melhor ter foto pessoal ou logo da empresa: depende! “Se você tem uma marca com sua imagem pessoal você pode usar sua própria foto, porém se você tem um negócio de produto ou serviço que não esteja vinculado a você, use uma logo”. Uma consultora de estilo pode investir em sua própria imagem, já uma marca de roupas ou acessórios pode dar destaque à logo.

2. Faça publicações com banners e com conexão em todos os dias.

A frequência e a consistência são muito importantes nas mídias sociais, elas que geram mais interação dos usuários. O seu negócio deve produzir informação de qualidade e que seja confiável. “Gere sempre informação relevante e consistente, ajude o seu público em suas dores, necessidades e desejos”, destaca a especialista, que ainda explica que o próprio Facebook diz que usuários das mídias sociais não gostam de posts que os façam ter que despender muito esforço mental, “eles preferem publicações que sejam rápidas de serem processadas”. A dica é: busque manter a comunicação no mesmo padrão, da linguagem até a visual. Explore a paleta de cores da sua identidade visual criando posts informativos, claros e leves. Isso trará mais engajamento do público.

3. Tenha um padrão

Siga sempre o seu manual de identidade visual, ok?  Isso vale para fotos de produtos, informações de serviços e linguagem. Se inspire, veja como as grandes empresas trabalham sua identidade visual, como a Nubank, a Coca-Cola, a Nike e tantas outras.Isso vale para as cores usadas, a fonte das letras, a linguagem e vários outros detalhes. “Se você realmente quer que as pessoas memorizem a sua marca, siga e mantenha-se dentro do combinado da sua identidade visual. A intenção é fazer com que as pessoas identifiquem sua marca com facilidade”, salienta a consultora.

4. Cultura da marca

Crie conexões emocionais com o seu público, apareça nos stories, mostre seus bastidores, seu processo criativo, tenha uma conexão real. Com isso o público se sentirá mais próximo e se identificará. A sua marca precisa explorar o poder das mídias sociais com uma estratégia de marketing digital e marketing de relacionamento, sem isso dificilmente conseguirá se conectar com o público e gerar mais negócios. Isso humaniza seu nome e sua marca.

5. Use estratégias de hacks

Otimize seu engajamento utilizando estratégias de hacks, use hashtags em suas publicações e trabalhe o SEO sempre!. Trabalhe seu tráfego orgânico e seu tráfego pago para conquistar maior audiência e maiores resultados. Não deixa de utilizar também a estratégia de Inbound Marketing, que está ligado à produção de conteúdo épico para alcançar os objetivos, seja em um blog ou nas mídias sociais.

Ellen finaliza ressaltando que engajamento nas mídias é um processo de aprendizagem. “As dicas acima serão seu começo, mas você deve ver o que funciona para você, ninguém se torna bem sucedido nas mídias sociais sem aprender através de tentativas e erros, publique e interaja para conhecer seus potenciais e seu público”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio