Hebert Neri lançou seu livro nas plataformas digitais durante o confinamento

Publicado em 30/09/2020 17:49
Publicidade

O jornalista, apresentador e músico brasileiro, Hebert Neri, disponibilizou durante o confinamento causado pela covid-19 o seu livro, intitulado ‘Confronto’, nas plataformas digitais Google Books e Amazon.

O autor, que atualmente reside em Portugal e apresenta o programa Neri Talks por lá, resolveu investir nas possibilidades proporcionadas pelo formato e-books, para que pessoas de todos os países, em especial falantes da língua portuguesa, possam ter acesso ao seu livro, que antes estava disponível apenas na Europa.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

LEIA TAMBÉM: Bela Fernandes, atriz de As Aventuras de Poliana, faz plástica no nariz aos 16 anos

Lançado pela editora Novo Momento, o livro é uma coletânea de crônicas escritas por Neri, que procura dialogar com o leitor em um formato não convencional, abordando temas dos mais diversos e até mesmo polêmicos, no âmbito da nossa sociedade, cultura, música, estilo de vida e comportamento.

Sustentabilidade e tecnologia

Pensando na questão da sustentabilidade e buscando tirar proveito do poder da tecnologia digital, o escritor optou por lançar a sua coletânea de crônicas, escritas entre 2006 e 2016, a princípio totalmente online, com impressão apenas sob demanda. “Precisamos ser responsáveis em relação às questões ambientais. Por isso, eu vejo que o uso responsável do papel é importante, principalmente na era em que vivemos, todos conectados e com acesso cada vez maior a dispositivos eletrônicos que nos permitem ler conteúdo, como o Kindle, o iPad e os nossos smartphones. A ideia de um lançamento digital é de contextualizar o antigo ao novo e alcançar a toda uma nova geração de leitores conectados.”, comentou o autor, em entrevista ao Observatório dos Famosos por telefone. 

Projeto Confronto

A iniciativa começou em meados de 2006 e tomou forma no decorrer de vários anos em um blog pessoal mantido por Neri na internet, começou a se transformar em obra literária em 2015, quando alguns dos textos que hoje compõem o livro foram apresentados no ‘Café Literário’ da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Mais tarde, amigos o incentivaram a produzir mais textos e transformar a coletânea em livro: “literalmente este é o trabalho de mais de uma década e que se tornou realidade”, referiu o autor.

Segundo Hebert Neri, o intuito do Projeto Confronto é de ‘provocar’ o leitor a sair de sua zona de conforto, trazendo movimento e reflexão: “O meu livro não consiste em uma leitura fácil, pois os textos provocam o confronto interno, de ideias, de pensamento, de posicionamentos. São textos baseados em vivências e observações, em análises exaustivas de comportamentos, pensamentos e tudo que nos move ou nos desmotiva o movimento, do ponto de vista de uma pessoa comum. Não sou filósofo, antropólogo ou sociólogo, e nem tenho a pretensão de o ser, e não tenho a pretensão de revolucionar o mundo com a minha obra. Sou apenas alguém que busca respostas para perguntas que não são exclusivamente minhas. O livro não existe para falar sobre mim, mas sobre nós, todos nós”, detalhou.

Em breve, o livro contará com a versão em inglês, adaptada pelo pelo próprio autor em parceria com Alex Rib, professor de inglês e tradutor sul-africano. A tradução oficial de ‘Confronto’ deve ser lançada em 2021.

Conceito

Neri salienta que sua obra pode ser livremente interpretado e que, como autor, não se propõe a dar ‘lições de moral’ ou apresentar respostas prontas ao leitor. “Em algum ponto da narrativa, entre as crônicas, o meu objetivo é que o que está diante dos olhos deixe de ser apenas um relato alheio para tornar-se algo relevante e pessoal para aquele que lê. Sim, busco confrontar o leitor, com intuito de fazê-lo refletir, mas não tenho a menor intenção de lhe dizer, como se eu assim pudesse, o que é certo ou errado, nem de criticar. Só quero conversar, dialogar e construir junto com as pessoas algo novo”.

O livro é composto por crônicas e alguns contos, com abordagens distintas, ora em primeira pessoa, ora em terceira pessoa. Contudo, por ter sido escrito ao longo de momentos tão distintos de sua vida, contempla muitas nuances e perspectivas, perceptíveis ao longo da leitura.

Lançamento

O livro teve o seu evento de lançamento realizado em novembro do ano passado em Portugal, antes da pandemia do novo coronavírus, em um evento realizado em um bistrô no coração da cidade do Porto, que contou com a presença de amigos, convidados e de profissionais da música e das artes portugueses, brasileiros e de países da América Latina como Uruguai e Argentina.

A abertura do evento contou com a apresentação da banda de pop rock portuguesa D’Alma, da qual Neri também é integrante, atuando como tecladista. A banda é conhecida por cantar os versos dos grandes poetas da lusofonia como Mia Couto, Machado de Assis, Manuel Alegre, Fernando Pessoa e tantos outros e já teve suas canções como trilha sonora da novela Belmonte da TVI, uma das principais emissoras de TV de Portugal.

Neri contou ao Observatório que a ocasião foi muito especial e até mesmo inesperada, já que o autor não pretendia realizar um evento de lançamento. “Sou muito grato a todas as pessoas que me motivaram e insistiram comigo para que eu concluísse esta obra, que levou 10 anos da minha vida para se materializar. Eu não tinha planejando realizar um evento, mas com a ajuda de pessoas incríveis como a Marcela Lobo, a Marília Bertoline, a Bruna Cantelmo, que organizaram magistralmente o evento, assim como os sócios e o catering do Zero Zero Bistrô e a banda D’Alma, além de todos os presentes, tudo isto se tornou realidade. Agora, com o investimento no digital, espero de algum modo trazer algo positivo para os meus leitores, onde quer que estejam, e impactar suas vidas, ainda que minimamente.”.

Sobre o Livro
Projeto Confronto

Autor: Hebert Neri

Editora: Novo Momento

ISBN: 978-1707687732

Páginas: 166

Revisão: Paulo Oliveira

Disponível em: Amazon e Google Books

Formatos: Kindle, e-book e impresso (sob demanda via Amazon).

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio