Influenciadora digital e atriz Monique Elias questiona a vida ‘fake’ perfeita das redes sociais: ‘impossível se montar 24h por dia’

Publicado em 16/06/2020 13:27
Publicidade

Empresária, atriz e influenciadora digital com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, Monique Elias fala sobre a pressão da sociedade, falta de referências reais e o preconceito sofrido por aquelas que não se adequam aos padrões impostos.

Nunca antes as redes sociais estiveram tanto em destaque como agora enquanto o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus. Consideradas o principal veículo de entretenimento e informação do momento, elas também têm sido apontadas como impulsionadoras de diversos distúrbios de autoimagem e psicológicos por exibirem imagens e vidas irreais.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

LEIA TAMBÉM: Dr. Gustavo Menegucci, o dentista dos famosos em BH, realizar tratamentos dentários digitais durante a covid-19

Uma das principais vozes contra o apelo excessivo das vidas perfeitas irreais que se exibem nas redes sociais é a da digital influencer, youtuber (dona do canal ‘No pique da Nique’), escritora e atriz Monique Elias, que esse mês completará 39 anos. Monique não faz a linha ‘alta produção’ e ‘alto luxo’ nas redes sociais. Embora seja uma empresária de sucesso, afirma não ter nenhuma satisfação em manter uma vida de ostentação: “Impossível se montar 24 horas por dia”. Que vida é essa? Isto é fake. Gosto de coisas reais, da simplicidade de poder caminhar na terra, curtir as pequenas coisas da vida e que de fato fazem a diferença.”.

Tabus e preconceitos

Monique acredita que seja não condizente com o momento atual vender esse tipo de imagem nas redes sociais. “As pessoas querem ver aquela vida de novela, em que a mulher já acorda linda, plena e maquiada. Acho que ainda mais agora em tempo de isolamento social, pandemia e quarentena, as pessoas têm de cair na real e perceber que a glamourização é desnecessária. É preciso ter mais empatia e menos Photoshop e ostentação. As pessoas estão perdendo seus empregos, tendo problemas diversos com a covid-19, não é momento de ficarmos na bolha. Não dá para fechar os olhos para realidade do mundo.”.

Ela também ressalta que cuida de tudo pessoalmente e que mostra nas redes sociais algo verdadeiro: “Além de cuidar dos afazeres de agenda minha e do meu marido e outros assuntos relacionados aos nossos negócios, eu me dedico aos meus vídeos na internet e mostro a minha verdade. Faço tudo sozinha, inclusive a maquiagem. Muita gente acha que tenho uma equipe por trás de mim e tem o preconceito comigo de achar que porque tenho uma certa condição não preciso me esforçar, o que não é verdade.”.

Empatia

A influenciadora acredita que este é o momento de demonstrar empatia com aqueles em dificuldade. “Vivemos uma pandemia e estamos todos na mesma situação. Por isso, como dispensei todos os meus funcionários com seus salários pagos para que fiquem com suas famílias até passar esse momento difícil, tenho de fazer tudo em casa. Eu preciso cozinhar, cuidar da casa, do marido e dos filhos. Cuido pessoalmente de tudo e por isso vivo de pijamas (risos).”.

Projetos futuros

Monique tem projetos para produzir e apresentar programas voltados para os pequeninos e não está fora de cogitação uma repaginada total em seu canal no YouTube: “Faltam referências kids para essa geração. As crianças crescem hoje achando que são mini adultos. Como mãe, vejo a importância de investir nesse segmento, seja através de plataformas digitais, televisivas e streaming. Estou plantando hoje, semeando, para um futuro melhor onde as redes sociais e as plataformas de comunicação invistam em mais do que transmitir futilidades e vender expectativas irreais às pessoas.”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio