Susto

João Gordo revela que tem doença pulmonar crônica: “Eu não consigo dormir”

Apresentador que marcou os anos 90 na MTV explicou a doença em vídeo na rede social

Publicado em 30/06/2022 02:35
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

João Gordo, apresentador, chocou a web nesta semana ao aparecer com uma máscara de inalação e um oxímetro no dedo. No primeiro momento, ele não comentou sobre o estado de saúde, mas depois de um tempo revelou a doença.

“Eu não estou morrendo, cara. Mas, se eu ficar marcando, eu posso morrer. Eu tenho um problema do pulmão. Eu sou DPOC, que é doença pulmonar obstrutiva crônica”, disse em um vídeo compartilhado em seu perfil nas redes sociais.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Eu não consigo dormir”

O apresentador deu mais detalhes da grave doença. “Quando muda o tempo, inverno, eu fico cheio de catarro e não consigo dormir. Eu tenho que ficar fazendo inalação e medindo com o oxímetro no dedo toda hora”, explicou.

Em 2019, João Gordo também preocupou os fãs ao ficar internado por um bom tempo para tratar de uma pneumonia, além de outras internações com problemas parecidos.

Doença é grave

O DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é uma doença grave, afinal ela é a junção de mais duas doenças, que são o enfisema pulmonar e bronquite crônica. É por este motivo que João Gordo se queixa de falta de ar.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença será a terceira causa de morte do mundo. A doença também tem ligação com o tabagismo, ou seja, a maioria dos pacientes que tem DPOC são fumantes.

Especialista explica

Segundo Frederico Fernandes, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, para o blog Viva bem, do portal Uol, a doença é tratável.

“É uma doença bastante comum, prevenível e tratável. Caracteriza-se por uma inflamação nos brônquios que leva a uma redução da passagem de ar (bronquite). Também acarreta uma destruição dos alvéolos pulmonares, substituindo os tecidos pulmonares por grandes vazios (enfisema pulmonar)”, explicou.

LEIA MAIS: “Meu pai não amou muito”, revela Patrícia Abravanel sobre fim de seu programa no SBT

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio