ENTENDA

Jornalista da Jovem Pan faz comentário polêmico contra Neguinho da Beija-Flor: “na escuridão a gente só vê a gengiva”

A escola de samba Beija-Flor se manifestou e repudiou os comentários feitos por Zoe Martinez

Publicado em 30/06/2022 12:18
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Viralizou um trecho do programa Morning Show, da Jovem Pan, que foi ao ar na última terça-feira (28), em que a comentarista Zoe Martinez faz um comentário de cunho racista contra Neguinho da Beija-Flor e causou a maior polêmica nas redes sociais.

Ao lado de outros três comentaristas, Zoe estava comentando sobre Nelson Piquet que chamou o piloto Lewis Hamilton de ‘neguinho’ e foi acusado de racismo. Com isso, acabou soltando que, se fosse racismo o comentário, o nome do sambista também faria parte de um racismo estrutural e fez mais comentários polêmicos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Na escuridão a gente só vê a gengiva”

“Então o Neguinho da Beija-Flor também é racista. Ele é negro de uma forma que, na escuridão, você só vê a gengiva. E ele tem muito orgulho da cor da pele negra”, iniciou Zoe, durante o programa ao vivo.

A comentarista seguiu dando sua opinião polêmica: “O nome dele é Luiz Antonio e é conhecido como Neguinho da Beija-Flor porque tem orgulho da sua raça, qual o problema? Quando ouvir essa notícia eu pensei: ‘Meu Deus, será que o Piquet foi racista?’. Eu assisti ao vídeo e não vi nada demais. Ele não falou neguinho de uma forma pra atacar ou diminuir. Claro que não foi uma conversa informal, estava sendo entrevistado”.

Para finalizar sua fala, Zoe ainda comentou que, atualmente, estão vendo ‘racismo em tudo’ e que por esse motivo, estão banalizando uma pauta séria.

“Quantos neguinhos gostam de ser chamados de neguinhos, de forma carinhosa, qual o problema disso? Quem vê racismo nesse tipo de fala como na forma que o Piquet colocou é que o racismo está nele, porque existem formas e formas… Eles veem racismo em tudo. Eles banalizam um assunto que é muito sério e ainda atacam a imagem de outra pessoa“, encerrou.

Veja mais: Murilo Huff se pronuncia após ser acusado de abandonar filho com Marília Mendonça

Beija-Flor repudia comentários feitos por jornalista da Jovem Pan

A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis decidiu se pronunciar sobre as falas da jornalista contra Neguinho e repudiou os comentários.

“Neguinho não escapa do racismo. Nem aos 73. Nem no dia do próprio aniversário. Por isso, a Beija-Flor de Nilópolis vem a público repudiar as recentes menções ao artista em redes sociais e programa de rádio”, iniciou a nota.

A escola prosseguiu exaltando a carreira brilhante do sambista e afirmou que a agremiação também luta contra o racismo, e reforçou que os comentários deixaram a Beija-Flor, assim como Neguinho, indignados.

“As frases de Zoe Martínez revoltam e causam repugnância em familiares e admiradores do aniversariante do dia. O sentimento é o mesmo na escola em que ele construiu a brilhante carreira, reconhecida nacional e internacionalmente. Ninguém tem licença para falar por Neguinho da Beija-Flor“, prosseguiu.

Por fim, na carta aberta, a escola pediu para que tanto Zoe quanto o veículo se desculpassem com Neguinho pelas falas racistas ditas no programa.

“O nome de Neguinho da Beija-Flor tem motivos de sobra para ser lembrado. Mas nunca em defesa de comportamentos racistas, inaceitáveis e indefensáveis. Ainda mais em grandes veículos de comunicação, a partir de comunicadores que, em tese, deveriam agir com responsabilidade e respeito. Os internautas em questão e Zoe Martínez precisam rever suas atitudes e, no mínimo, se desculparem com Neguinho da Beija-Flor”, encerrou.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio