Veja o que ele disse

Luciano Szafir reflete sobre a vida após internação pela Covid-19

Ator falou sobre sua recuperação após internação pela doença

Publicado em 01/09/2021 08:28
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Luciano Szafir, ator de 52 anos, que há um mês deixou o Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, após ser infectado pela Covid-19 pela segunda vez, falou sobre a sua recuperação em entrevista para a jornalista Carla Neves, da revista Quem. O famoso, que chegou a ficar intubado, diz que mudou fisicamente e espiritualmente e que hoje é “uma nova pessoa”.

“Não sou mais o mesmo Luciano de antes. O pós-Covid é tão complicado quanto o durante. A recuperação é lenta e entender isso ajuda muito. Tenho lapsos de memória, canso muito mais rápido e ainda fiz uma colostomia. Não é fácil, mas me sinto privilegiado por ter oportunidade de acompanhamento médico e toda assistência que preciso. Eu saí do hospital já com orientação de acompanhamento emocional. Pela primeira vez estou fazendo terapia”, diz Luciano.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

LEIA MAIS: Luciano Szafir diz que ficou com ‘várias’ sequelas da Covid-19

O ator continua, revelando que faz terapia. “Pela primeira vez estou fazendo terapia. Tem sido fundamental para a minha recuperação. Depois dos altos e baixos e o risco de morte tão perto, os medos aumentam. As noites são sempre mais complicadas. Fico preocupado que algo aconteça, muitas sensações de angústia voltam a rondar os pensamentos. Mas, graças a Deus, estes momentos estão acontecendo cada vez menos”, afirma Szafir.

Em outro trecho da entrevista, Luciano conta sua emoção em reencontrar os filhos, como Sasha Meneghel, fruto da relação com a apresentadora Xuxa. “Rever meus três filhos foi um alívio que não sei como descrever. Quando eles estiveram no hospital e eu pude novamente sentir o cheiro deles, só conseguia agradecer pelo milagre de estar vivo. E o momento da alta também foi especial. Apesar da insegurança de não ser monitorado 24h por dia, sentir o vento no rosto e entrar na minha casa depois de 32 dias internado foi muito emocionante”, disse o ator.

CONFIRA: Luciano Szafir mostra rotina de exercícios para o pulmão em recuperação da covid-19

Como se prevenir da Covid-19

Mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia da Covid-19 ainda não acabou. Ainda é importante que haja a prevenção. Algumas das recomendações de especialistas são: evitar aglomerações, usar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel ou lavá-las sempre que possível.

Evite locais fechados. Caso sinta indisposição, fique em casa e procure um médico apenas com sintomas de agravamento da doença como falta de ar, tosse e febre. A vacinação é importante e a recomendação é atentar-se com datas em que o imunizante está sendo aplicado nas cidades.

O que se sabe sobre a variante delta

A variante delta do coronavírus foi identificada na Índia e já foi registrada em 120 países, segundo informações da Folha de S. Paulo. A cepa, que é altamente transmissível, já gera preocupações pelo mundo.

Segundo o G1, um documento mostrou que a delta se espalha mais rápido e pode infectar vacinados. Além disso, pode desencadear doenças mais graves em quem não se vacinou, em comparação com outras variantes de coronavírus conhecidas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio