Marcos Palmeira faz rara aparição com a esposa e chama atenção com camiseta em defesa de causa importante

Ator e esposa foram fotografados caminhando em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro

Publicado em 05/06/2023 16:00
Publicidade

Bastante discreto em sua vida pessoal, o ator Marcos Palmeira, de 59 anos, fez uma rara aparição pública ao lado da esposa, Gabriela Gastal, na tarde desta segunda-feira (5).

Na ocasião, os dois que são casados desde 2016, foram fotografados caminhando em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No momento em que foi fotografado, Marcos usava uma camiseta em defesa de uma causa importante. O ator se juntou à campanha Terra É Vida, do Cimi Nacional (Conselho Indigenista Missionário), que tem o objetivo de pedir a derrubada do Marco Temporal.

Marcos Palmeira e a esposa, Gabriela Gastal (Foto: JC Pereira/AgNews)
Marcos Palmeira e a esposa, Gabriela Gastal (Foto: JC Pereira/AgNews)

O que é Marco Temporal?

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, Marco Temporal é uma tese jurídica que surgiu em 2009, na qual “os povos indígenas têm direito de ocupar apenas as terras que ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988”. Essa é a data de promulgação da Constituição.

Na noite do dia 30 de maio, inclusive, a Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 490/2007 (agora, no Senado, sob a numeração PL 2903/2023). Essa PL é considerada uma ameaça à sobrevivência dos povos originários e seus territórios.

Esse projeto é defendido por ruralistas e setores econômicos interessados na exploração das terras indígenas e tem como objetivo retirar direitos originários garantidos pela Constituição Federal. Ou seja, é algo que inviabiliza a demarcação das terras indígenas e abre as terras já demarcadas para atividades predatórias, como o garimpo, a mineração e a construção de hidrelétricas e rodovias.

Nas redes sociais, inclusive, Marcos Palmeira gravou um vídeo falando sobre o assunto: “Estou me juntando ao Cimi, que é um grande aliado das questões ligadas aos povos originários, essa campanha contra o marco temporal. Não podemos ter mais nenhum retrocesso. Estamos em 2023, não é possível que a gente não consiga perceber que preservar os nossos povos originários, é preservar a nós mesmos. Então eu digo não ao marco temporal”, declarou o famoso.

Na próxima quarta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal irá retomar o julgamento da tese do marco temporal. O ator, juntamente com o Cimi, busca impedir que o projeto seja aprovado. “Demarcar os territórios originários é urgente. Apenas assim, será possível garantir uma alimentação saudável, biomas preservados e um planeta seguro para viver”, acrescentou a página do Conselho Indigenista Missionário.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio