Médico Nutrólogo Dr. Samuel Gonçalves pergunta: como está sua mente e suas expectativas durante a pandemia?

Publicado em 29/06/2020 13:45
Publicidade

Nosso especialista compartilhou dicas de como passar por essa pandemia da forma mais saudável possível, vejamos a matéria a seguir:

Gostaria que soubessem que o bem estar físico e mental é um reflexo quase perfeito das sensações visuais e auditivas. A liberação e captação de neurotransmissores como a noradrenalina e a serotonina , bem como suas usabilidades teciduais e celulares dependem intimamente das nossas atitudes e das nossas percepções sobre o que é ou não é assustador. Ultimamente, as pessoas estão muito mais preocupadas com o emprego e a sustentabilidade familiar, o pão e o leite dos filhos, do que com a própria contaminação. Isso tem se tornado fator de risco, inclusive essa ansiedade quase generalizada. O que torna os aptos inaptos e os saudáveis doentes. E agora?

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

LEIA TAMBÉM: Igor Magalhães faz sucesso com looks também usados por seus amigos famosos

Dessa forma, como encarar a doença e não ficar mentalmente doente? Não é simples, e todos os psiquiatras e psicólogos iriam concordar comigo. Seriedade é a palavra chave. Se encararmos a Covid-19 sem nos tornar reféns das mídias destrutivas, o sistema imunológico, cardiológico, endócrino, musculoesquelético, entre outros sistemas que compõe nosso organismo, agradecem e ficariam provavelmente intactos.

Vejo infectados morrerem frente aos meus esforços após horas ou semanas de internação em UTI. Tenho me sentido útil ao mundo por ajudar, e na hora do desespero, concentro-me em pensamentos como “vai dar certo” , “vou pensar positivo”, “Deus está conosco” e tudo caminha conforme o previsto.

Minhas emoções, claro, mudaram, mas ainda são aquelas regadas ao combustível dos curados indo pra casa e dos internados melhorando. Como médico, o melhor tratamento, que seria uma prevenção cientificamente ainda não comprovada, é a fé, associada a doses suaves de medo, para que não percamos a noção do perigo e doses concentradas de bom senso, para superarmos tudo sem ficarmos loucos e inaptos para o retorno que estará por vir.

Desta forma pode-se dizer que a probabilidade de manter sua saúde mental aumentará e os dias serão mais leves e melhor vividos.

Dr. Samuel Gonçalves
CRM 21.449PE
Médico Nutrólogo e Intensivista
Especialista em Emagrecimento e Performance humana.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio