Entenda o motivo

Neymar pode ser punido por homenagem a Bolsonaro na Copa do Mundo

Jogador da Seleção Brasileira fez promessa durante campanha em apoio ao presidente não reeleito

Publicado em 24/11/2022 13:16
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em pleno dia da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, Neymar virou assunto nas redes sociais após ter sido repercutido uma promessa feita por ele durante a campanha pelo apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL), em que afirmou que faria uma homenagem ao atual presidente, caso faça seu primeiro gol.

Porém, o gesto político é proibido pelas normas da FIFA, organização responsável pelo evento, com exceção de defesa pelos direitos humanos. Durante a live que reuniu diversos nomes da mídia, em outubro, o jogador disse que faria o símbolo 22, em alusão ao número do partido do então candidato.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No entanto, apesar do manifesto, qualquer atleta que expresse uma maneira de associar um governo pode receber uma punição disciplinar, segundo o advogado Eduardo Carlezzo, especialista em direito esportivo, relatou ao jornal O Globo.

Segundo o artigo 33 do regulamento da Copa do Mundo, “a exibição de mensagem política, religiosa ou pessoa ou slogans de qualquer natureza ou linguagem ou forma por jogadores e oficiais (árbitros e técnicos) é proibido”. Ou seja, Neymar pode acarretar multa ou suspensão, diante das punições previstas no possível processo disciplinar.

VEJA MAIS: Copa do Mundo: saiba quais jogadores da Seleção Brasileira que estão solteiros

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio