RENASCER

Renascer: 4 principais diferenças entre o remake e a versão original da novela

Confira quatro mudanças significativas que a Globo fará no remake de Renascer

Publicado em 13/12/2023 12:04
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em janeiro de 2024, estreia na TV Globo, o remake de Renascer. A primeira versão da novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa, foi exibia em 1993. A nova trama das nove, será de autoria do neto do novelista, Bruno Luperi, que também foi responsável pela nova versão de Pantanal, exibida em 2022.

Por se tratar de um remake, Renascer passará por algumas adaptações na história. Além disso, o autor e a direção da novela promoverão algumas mudanças importantes na produção. Confira logo abaixo, 4 diferenças significativas entre o remake e a versão da novela!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

1. Mais capítulos na primeira fase

Na versão original de Renascer, a primeira fase da novela teve apenas 5 capítulos. A ideia inicial, no entanto, era de que fossem 30 capítulos. A decisão de reduzir drasticamente a quantidade de episódios da primeira fase, foi de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que na época era o chefão da Globo. Ele temia que o público se apegasse ao início mais longo da trama e rejeitasse a segunda fase da história.

Agora, no remake, de acordo com a jornalista Carla Bittencout, do portal Notícias da TV, a primeira fase da novela terá 13 capítulos. Nesta parte inicial da história, Humberto Carrão interpretará José Inocêncio. Já na segunda fase, o papel fica por conta de Marcos Palmeira. Veja o teaser do remake de Renascer:

2. Nova música de abertura

Outra diferença entre o remake e a versão original da novela Renascer, será a abertura. Na ocasião, a principal mudança ficará por conta da música. Em 1993, o tema de abertura da trama foi Confins, interpretada por Batacotô.

Já a versão de 2024, terá na abertura, a canção Lua Soberana, de Ivan Lins e Vitor Martins, que também estava presente na trilha sonora da novela original. Ainda não se sabe qual artista regravará a música. Relembre a abertura da primeira versão:

3. Novos personagens em Renascer

O remake de Renascer também contará com novos personagens, que não estavam presentes na primeira versão da novela. É o caso de Maria Fernanda Cândido, que na trama, interpretará uma mulher chamada Cândida e que será aliada de José Inocêncio (Humberto Carrão).

Outro personagem inédito será o coronel Firmino, vivido por Enrique Diaz. Ele será assassinado por Belarmino (Antonio Calloni) na primeira fase.

Além dos novos personagens, o autor Bruno Luperi também resolveu adaptar alguns já existentes. Ele alterou a história de Zinho (Cosme dos Santos), que em 1993 era o filho de Jupará (Gésio Amadeu). No remake, será Zinha (Samantha Jones), que continua sendo filha de Jupará. Além disso, o neto de Benedito Ruy Barbosa decidiu substituir um dos padres da história por um pastor evangélico, que será Lívio (Breno da Matta).

4. Alteração em personagem polêmica

Outra diferença entre o remake e a primeira versão de Renascer, será na trama de Buba, que na história, era retratada como uma personagem hermafrodita, mas que em 1993, foi interpretada por Maria Luísa Mendonça, uma atriz cisgênero.

Desta vez, a personagem Buba será apresentada como uma mulher transexual e será vivida por Gabriela Medeiros, que é uma atriz trans. Apesar da alteração, a história vai manter o romance da jovem com José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Buba, personagem de Maria Luísa Mendonça na primeira versão de Renascer, será interpretada por Gabriela Medeiros no remake (Fotos: Reprodução/TV Globo/Instagram)

VEJA MAIS: De ex-BBB a artista veterano: 4 novos atores que entram na reta final de Terra e Paixão

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio