RENASCER

Renascer: Autor transforma Mariana em vilã para abafar críticas e tentar recuperar audiência

Personagem de Theresa Fonseca cometerá crimes e maldades nos próximos capítulos

Publicado em 30/05/2024 21:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na novela “Renascer“, Mariana (Theresa Fonseca) inicialmente se aproxima de José Inocêncio (Marcos Palmeira) movida por um desejo ardente de vingança. Durante toda sua vida, a jovem cresceu ouvindo que José Inocêncio era o responsável pela morte de seu avô, Belarmino (Antonio Calloni). Com essa imagem de vilão fixada em sua mente, ela decide confrontar o fazendeiro e buscar justiça por conta própria.

No entanto, a convivência entre Mariana e José Inocêncio toma um rumo inesperado. À medida que ela o conhece melhor, os sentimentos de ódio começam a se transformar. O produtor de cacau, com seu charme e personalidade, conquista o coração da jovem. O que começou como um plano de vingança se transforma em uma história de amor, culminando no casamento entre os dois.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Apesar disso, Mariana revela ter um caráter bastante ambíguo. Sua personalidade complexa faz com que tanto os personagens da trama quanto os telespectadores fiquem em dúvida sobre sua verdadeira índole.

Mariana (Theresa Fonseca) (Foto: Reprodução/Globo)

Afinal, Mariana é mocinha ou vilã?

Essa dualidade de Mariana é explorada ao longo da novela, mas nos próximos capítulos, a personagem começará a mostrar um lado mais vilanesco. Segundo informações da jornalista Carla Bittencourt, do portal Notícias da TV, o autor Bruno Luperi está desenvolvendo essa mudança de caráter para abafar as críticas em torno da personagem e também para tentar recuperar a audiência da novela, que atualmente está em queda.

A transição de Mariana para um papel mais obscuro promete trazer novas reviravoltas e aumentar o suspense, mantendo os espectadores ansiosos pelos próximos acontecimentos.

No roteiro entregue ao elenco de “Renascer”, o autor Bruno Luperi frequentemente inclui rubricas que dão pistas sobre as vilanias da jovem. Em uma dessas rubricas, ele escreve: “Inácia [Edvana Carvalho] já não sabe do que Mariana seria capaz”. Essa frase sugere que Mariana está prestes a revelar lados ainda mais sombrios de sua personalidade, aumentando a tensão e a expectativa em torno de suas ações.

Uma sequência importante mostrará Mariana insinuando que o filho de Teca pode não ser de José Venâncio (Rodrigo Simas), sugerindo que um teste de DNA é necessário. Luperi provoca: “Os três se surpreendem pela fala tão despretensiosa de Mariana. Mas seria, assim, tão despretensiosa sua fala?” Esta dúvida plantada pelo autor insinua que Mariana pode estar manipulando a situação para criar desconfiança e conflito entre os personagens.

Mariana também exigirá que José Inocêncio expulse Teca e seus amigos da fazenda quando descobrirem que ela é sobrinha-neta de Maria Santa (Duda Santos). Quando suas exigências não são atendidas, Mariana decide sair de casa e buscar abrigo na casa de João Pedro, o que abalará a relação de Sandra com o rapaz. Além disso, Mariana provocará Sandra, insinuando que João Pedro ainda a ama e que ela pretende ficar com ele, causando grande tensão e até mal-estar em Sandra, que está grávida.

Para complicar ainda mais a trama, Mariana se alia a Egídio (Vladimir Brichta) e vai morar com ele e Eliana (Sophie Charlotte). José Inocêncio, tentando reatar a relação e oferecer uma compensação financeira pela separação, apesar de um acordo pré-nupcial que não lhe concedia nada, procura Mariana. É neste momento que ela revela suas verdadeiras intenções: a moça exige as terras que pertenciam a seu avô Belarmino. “Eu quero a fazenda de porteira fechada, que foi como José Inocêncio tomô de minha avó Nena [Quitéria Kelly]! E não vou achar ruim se João Pedro tiver do lado de dentro!”, declara ela, demonstrando estar disposta a ficar com o filho do marido a qualquer custo.

Essas reviravoltas, inseridas por Bruno Luperi nos textos, mostram como Mariana está disposta a tudo para conseguir o que quer, reforçando seu caráter ambíguo e vilanesco.

VEJA MAIS: Renascer: Mariana provoca a morte de dois personagens e causa reviravolta na novela

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio