RENASCER

Segredo de Buba em Renascer foi diferente na primeira versão da novela

No remake, Buba é interpretada pela atriz trans Gabriela Medeiros

Publicado em 15/02/2024 09:40
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Como se trata de um remake, Renascer sofreu algumas modificações na história em relação à versão original da novela, exibida em 1993. Uma dessas mudanças, envolve o segredo de Buba, que atualmente, é interpretada pela atriz trans, Gabriela Medeiros, de 22 anos.

Em 1993, quem interpretou Buba foi Maria Luísa Mendonça, uma atriz cisgênero. A personagem era retratada como “hermafrodita”, termo pejorativo para se referir a pessoas intersexuais. Já na versão atual, a jovem é apresentada como uma mulher transexual.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Qual a diferença entre intersexualidade e transexualidade?

Intersexualidade e transexualidade são conceitos distintos relacionados à diversidade de gênero e à identidade de gênero. Abaixo, o Observatório dos Famosos reuniu, com auxílio da IA, as principais características que diferenciam uma pessoa intersexual de uma pessoa transexual. Confira:

Intersexualidade:

  • Uma pessoa intersexual é aquela que nasce com características biológicas que não se encaixam típica ou exclusivamente nas definições tradicionais de sexo masculino ou feminino. Isso pode incluir variações nos cromossomos sexuais, gônadas (ovários, testículos) ou genitais externos e internos.
  • A intersexualidade é uma variação natural e não é considerada uma condição médica ou um transtorno.
  • As pessoas intersexuais podem identificar-se como homens, mulheres, ambos, nenhum ou como qualquer outra identidade de gênero.
  • A intersexualidade é determinada por características biológicas, não pela identidade de gênero.

Transexualidade:

  • A transexualidade refere-se à identidade de gênero de uma pessoa, que não corresponde ao sexo designado ao nascer.
  • Uma pessoa transexual pode ter sido designada como menino ao nascer, mas identifica-se como mulher, ou vice-versa.
  • A transexualidade envolve a identidade de gênero e não necessariamente a biologia.
  • Muitas pessoas transexuais passam por transição de gênero para alinhar sua expressão de gênero com sua identidade de gênero.

Portanto, a principal diferença entre uma pessoa intersexual e transexual está na intersexualidade, que se refere a variações biológicas do sexo, enquanto a transexualidade está relacionada à identidade de gênero e à dissonância entre identidade de gênero e sexo designado ao nascer.

O segredo de Buba no remake de Renascer

Mesmo após ter revelado a José Venâncio sua identidade como mulher trans e ter sido humilhada por ele, Buba e o rapaz acabarão por assumir um relacionamento sério. Nos próximos capítulos, a jovem ocultará esse fato de José Inocêncio. O fazendeiro, inclusive, acreditará que ela será a primeira a engravidar e dará um neto para ele. Para agradar o sogro, a personagem até fingirá uma gravidez.

VEJA TAMBÉM: Renascer: saiba quando José Augusto aparece na novela e qual segredo ele esconde

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio