O Homem do Sapato: conheça Jhonatan Rêgo, empresário que calça algumas das maiores celebridades do Brasil

Publicado em 12/06/2020 16:48
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O cearense Jhonatan Rêgo é um empresário de sucesso que superou todas as dificuldades e conseguiu realizar os seus sonhos. CEO e Diretor Criativo da Homem do Sapato, hoje ele é responsável por calçar artistas e celebridades de peso no Brasil como Rodrigo Faro, Gusttavo Lima, Jorge e Matheus, Wesley Safadão, Xand Avião e Whindersson Nunes e apesar da pandemia da covid-19 tem grandes planos de expansão de sua marca, a HS (Homem do Sapato), que já está inaugurando lojas em várias capitais do Brasil e crescendo em relevância nas redes sociais.

Trajetória

Jhonatan revela que tudo começou em meados de 2006: “Fui vendedor de uma marca muito conhecida no Brasil, quando tive a ideia de fazer delivery dos sapatos que eu vendia, me destacando na empresa para qual eu trabalhava. Minha paixão pelo negócio de venda de sapatos era tanta que os clientes costumavam me chamar de ‘homem do sapato’ e por isso esse apelido acabou se tornando minha marca até hoje. E foi assim que tudo começou na minha vida.”

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Pioneiro no uso das redes sociais como plataforma de negócios, em 2011 começou divulgar e fortalecer o nome Homem do Sapato e os produtos que vendia: “Assim me tornei uma referência na rede social. Naquela época as marcas ainda não tinham percebido o potencial do Instagram e do Facebook para divulgar os produtos, então fomos dos primeiros a fazer isto. Devido à procura, no começo de 2013 tive a ideia de ir além das redes sociais porque as pessoas iam ao shopping procurando se havia loja do Homem do Sapato e comecei a sonhar com a minha loja física. Em 2014 inauguramos em Fortaleza a nossa primeira loja”.

No entanto, Jhonatan conta que o início não foi simples. Vindo de uma família de origem humilde, era preciso superar as limitações através de uma visão empresarial maior que os recursos disponíveis: “Lembro que abri a minha primeira loja na cara e na coragem, porque eu enfrentava algumas dificuldades naquela época e o valor do aluguel da minha loja era uma meta ambiciosa para mim na época, mas lutei e acreditei em mim e sigo superando metas e desafios.”

Celebridades e mundo da fama

Com o tempo, Jhonatan começou a ter grande aceitação dos seus produtos no mundo artístico, se tornando não apenas um vendedor mas um amigo pessoal de muitos deles. O empresário aponta que um dos motivos para isto está na personalização dos seus serviços e na exclusividade.

“Sempre resisti ao usual, ao comum, a fazer as coisas como todos fazem e a ter o que todos têm. Por isso, por ter um produto exclusivo e por oferecer um atendimento totalmente personalizado, consegui entrar no meio artístico, tendo como clientes apresentadores de TV, cantores e celebridades, onde muitos destes acabaram se tornando amigos. Com a ajuda desses artistas a marca foi ficando cada vez mais conhecida. A nossa venda sempre foi uma venda direcionada, cuidadosa, personalizada, seja através do WhatsApp e do Instagram, do ecommerce ou presencial.”

Quebrando paradigmas

Segundo o empresário, o grande diferencial dos seus sapatos é que eles fogem do tradicional e quebram paradigmas: “Meus sapatos são diferentes do que se poderia comprar em outras lojas. São sapatos em cores diferentes, estilos, formatos e variedades que não se encontram em nenhuma outra retail store. Lembro que muitas pessoas quando viam sapatos de outras cores achavam se tratar de algo que não era para o público masculino, tinham preconceitos, mas nós vencemos tudo isso, quebrando paradigmas ofertando e colocando nos pés de formadores de opinião, empresários e artistas sapatos em cores diferentes, fora do preto e marrom comum.”

Nada de liquidação nem Black Friday

Na contramão de algumas lojas do setor, o CEO revela que a HS está alinhada com a política de preços das maiores grifes mundiais da moda masculina e que não realiza promoções de queima de estoque nem participa da black friday. “Nossa política será sempre de não fazermos liquidação nem black friday, mas manter sempre um espaço de outlet, prezando pela valorização do nosso produto e da nossa marca, assim como fazem os gigantes desse setor.”

Franchising

Em 2017, a HS se abriu para o franchising, tendo unidades franqueadas nas capitais João Pessoa, Salvador e Teresina: “A minha formatação é totalmente diferente dos demais modelos de franchising. Passei dois anos definindo como seriam estas franquias. O meu ganho hoje é diferenciado em relação ao mercado e o meu franqueado é um parceiro de negócios e não alguém que simplesmente paga pelos direitos de utilização da minha marca.”

Flagship e expansão nacional durante a pandemia da covid-19

Em 2018 o empresário deu início ao projeto Mundo HS, que é uma flagship store de 550 metros quadrados em Fortaleza, Ceará, que é um divisor de águas na sua trajetória: “Este é um projeto inovador único na América Latina. Nenhuma empresa de um único segmento, como o meu que é de calçados masculinos, tem algo parecido, no estilo boutique. Dentro da nossa flagship há um café da Mercedes Benz, um showroom permanente para franqueados e treinamento de equipe e um espaço de outlet. Na nossa loja costumo realizar sempre eventos, festas de lançamento de coleções com DJs de renome e oferecendo um atendimento totalmente customizado.”

Em 2019 começou o projeto HS expansão onde se deu início às obras das filiais em Manaus, Recife e São Luís: “Nesse momento de pandemia onde muitas lojas estão fechando as portas e renegociando suas dívidas, nós estamos crescendo e já temos mais duas cidades que receberão a HS. Vamos entrar este ano nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro que são os maiores do Brasil.”

Foco também no social e no amor ao próximo

A marca por mais que tenha apenas 6 anos, já está no terceiro ano de uma empreitada social, de ajuda ao próximo chamada Atitude HS: “Escolhemos sempre um dia no ano para reverter toda a renda daquele dia inteiro de vendas de sapatos de R$99 a R$129 reais. Vendemos em média 600 pares de sapato por dia nestas ocasiões. No ano passado fizemos diferente e também recolhemos sapatos usados em bom estado e doamos a diversas instituições de caridade.”

Os planos de atuação no âmbito social para este ano são ainda mais amplos:Faz parte da cultura da empresa investir no social e nesse ano de 2020 faremos diferente. Vou direcionar parte da renda dos outlets de todas as minhas lojas e Bazar HS serão direcionados a ajudar comunidades carentes, pessoas em necessidade e instituições de caridade.”

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