entenda

O Problema dos 3 Corpos, cientista explica

seriado agrada fãs e críticos

Publicado em 23/03/2024 16:08
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O novo seriado da Netflix, O Problema dos 3 Corpos, vem recebendo aplausos do público e da crítica. No site americano Rotten Tomatoes (Tomates Podres), a produção teve aprovação de 76% dos críticos e 65% do público.O site é um dos mais respeitados dos Estados Unidos.

A primeira pergunta do público é, afinal o que é o problema dos 3 corpos. Para saber a resposta o site americano fez a pergunta para o astrofísico dr. Charles J. Horowitz, da universidade de Indiana, nos Estados Unidos

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Entenda o que é o problema dos 3 corpos

O fenômeno acontece quando 3 corpos celestiais estão bem próximos um do outro.Nesta proximidade, a força da gravidade de um influencia o outro.Os corpos celestiais podem ser planetas, estrelas ou sóis.

A Terra e os planetas giram ao redor do sol por causa da gravidade do Sol, que é mais forte do que a gravidade dos planetas.Ou seja, O Sol puxa os planetas para seu campo.O nosso planeta faz o mesmo com a lua.

Quando a gravidade de dois planetas estão em contato, elas sempre formam uma órbita constante e previsível. Este fenômeno é chamado de problema de 2 corpos. O cientista inglês Isaac Newton descobriu o fenômeno e criou uma fórmula para prever a órbita dos planetas e outros corpos celestes em 1687.

Dois é bom, Tres dá confusão

Isto só funciona com dois objetos, quando se acrescenta um terceiro objeto, o resultado é imprevisível e caótico. Os 3 objetos podem se afastar uns dos outros, girando em qualquer direção no espaço, podem bater um no outro ou podem quicar um no outro e seguirem  em direções completamente diferentes.

Chave é a lei da conservação de energia

Um planeta vai girar em torno de uma estrela, como o sol, para sempre e nunca vai escapar.Quer dizer, quando um planeta é preso na gravidade de uma estrela, ele não vai nunca criar energia suficiente para fugir da força da estrela“. Isto acontece porque a energia em um sistema como esse, reunindo dois objetos, não pode nunca ser criada ou destruída.Esta energia sempre se conserva.

Por outro lado, duas estrelas, como dois sóis, por exemplo, podem trocar energia e expulsar um planeta das suas proximidades.

Aí vem o problema dos 3 corpos.

Como podemos estabilizar o comportamento de 3 objetos em órbita ou prever qual vai ser a órbita deste 3 elementos?

O que aconteceria se alguém vivesse num planeta preso entre 3 sóis?

É isto que acontece no seriado da Netflix. Uma civilização vive em um planeta com 3 sóis. Por causa disto, o planeta vive em constante catástrofes climáticas.A civilização deste planeta vem sofrendo quase total destruição, várias vezes,  durante milhares de anos.

O período de tranquilidade pode durar bilhões de anos, dando oportunidade para a civilização nascer e se desenvolver. Mas, com o passar do tempo, o desequilíbrio dos 3 sóis volta a acontecer, destruindo a população novamente.

No seriado, este problema acontece com visitantes de outro planeta. Um grupo de cientistas na Terra procura ajudar a encontrar uma solução para o problema dos 3 corpos.Ou seja, eles procuram resolver a questão de como saber e se preparar para o caos quando você não pode preve-lo.

Assista o trailer

Jânio C.V.Nazareth é jornalista em Los Angeles, cobrindo Hollywood

@JânioNazareth

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio