Entenda borderline

O que Britney, Lady Di, Marilyn Monroe e Raissa Barbosa tem em comum? Psicanalista explica.

Psicanalista Taty Ades fala sobre transtorno de personalidade

Publicado em 10/01/2023 21:34
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Transtorno de personalidade Borderline é mais comum do que se imagina e psicanalista revela que muitas pessoas sofrem com e sem diagnóstico.

O transtorno de personalidade Borderline é mais comum na sociedade do que se imagina. Recentemente, foi lançada a nova temporada de “The Crown”, na Netflix e muitos se questionaram sobre a saúde mental da famosa princesa de Gales, Lady Diana, mas poucas pessoas sabem que ela sofria com os sintomas do transtorno e o tratava com muito cuidado.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Nem sempre é fácil diagnosticar o Borderline, mas a verdade é que os sintomas podem prejudicar muita a vida de uma pessoa. Além da frustação, a um misto de ansiedade, depressão, angústia e vazio que machuca e traz muitas dificuldades nas relações e na vida profissional do indivíduo, o que pode ocasionar problemas ainda maiores. O quadro inicial é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade. Além disso, a hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem e flutuações extremas de humor podem levar ao diagnóstico que se dá por critérios clínicos”, salienta a psicanalista Taty Ades.

A modelo Raissa Barbosa expôs a doença com um outro olhar no reality show “A Fazenda 12”. A celebridade fala sempre do assunto em suas redes sociais a fim de desmistificar o transtorno e trazer a luz o respeito as necessidades do indivíduo com a doença. “O isolamento social, como o acontecido com a Raissa no reality show, pode potencializar muito o transtorno.

Não é à toa que muitos estudos já indicam que a doença foi potencializada na pandemia e com ela o aumento de suicídios, mutilações e entre outros sintomas da doença”, explica a especialista. Outra personalidade que teve a doença exposta foi a cantora Britney Spears. A mesma foi vista inclusive tendo acessos do transtorno durante cliques de fotógrafos. Apesar de não ter assumido publicamente o quadro, em tribunal e em atitudes todas as suas ações foram relacionadas à síndrome.

Marilyn Monroe

Para alguns psiquiatras, Marilyn Monroe também teria sofrido com o problema. Pessoas próximas chegaram a afirmar para a mídia que ela era instável, insegura e muito impulsiva. Em vida, nunca foi diagnosticada, mas sofreu terrivelmente com angústias e depressões. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Transtorno de personalidade Borderline atinge 6% da população mundial e os cuidados se dão por meio de psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico, com uso de remédios em alguns casos.

Psicanalista Taty Ades

Quem é Taty Ades

Psicanalista, pós-graduada em neuropsicologia, escritora, especialista em transtorno borderline, narcisismo e amor patológico. A profissional foi responsável por criar o método “costura”, para a cura e melhorar os pacientes com transtorno de personalidade borderline. Taty se tornou referência nacional e internacional no tratamento nos transtornos de personalidade, principalmente o Borderline. O assunto é debatido em seu canal no Youtube: No Divã com Taty Ades

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio