Pedro Richardson, do Travel With Pedro, conta quais são seus países favoritos – e não são os que você imagina

Publicado em 17/11/2020 18:14
Publicidade

Viajar no momento pelo qual estamos passando é algo delicado. O melhor é evitar viajar para lugares distantes. Mas isso não significa que não podemos sonhar ou planejar viagens para o futuro. Conversamos com o blogueiro Pedro Richardson, autor do blog Travel With Pedro, sobre viagens e seus destinos favoritos.

O blogueiro já visitou 110 países, morou em outros 6 e fala 7 línguas, disse que sempre procura conhecer destinos menos populares. Ele também responde se costuma voltar aos países que visita.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Pedro, quais os destinos internacionais que você recomenda visitar nos próximos meses?

Por enquanto, recomendo que evitem viagens a destinos muito longe do Brasil. Embora os cientistas confirmem que as chances de se infectar no avião sejam baixas, a ansiedade é um fator a se levar em conta. Também são poucos os países abertos para brasileiros. Na região, o Peru voltou a receber turistas. O país é lindo, com um povo hospitaleiro e excelente gastronomia, além de ter uma história rica. É bom lembrar que Machu Picchu vai receber um número reduzido de turistas, então é melhor reservar o quanto antes. A região do Lago Titicaca também é muito peculiar e merece uma visita. O México, que é um dos destinos preferidos dos brasileiros, também está aberto há alguns meses.

Para quem quer atravessar o Atlântico, os países da União Europeia estão fechados para brasileiros. Mas a Turquia, onde estou atualmente, está aberta e não exige teste nem quarentena. O país está muito barato, então é uma boa opção para quem quer qualidade sem gastar muito. O uso de máscaras é obrigatório, uma vez que você sai na rua. O país tem muitas atrações incríveis: Istambul é uma cidade gigantesca com muitos pontos turísticos interessantes, cafés, restaurantes, além de excelentes hotéis. A costa do Mar Egeu continua com temperaturas boas até o começo de dezembro. Estive em Bodrum recentemente, uma espécie de Búzios turca e recomendo um passeio por lá, embora seja um destino de verão. Fiquei no Allium Villa Resorts, da Preferred Hotels, que fica numa baía com vistas incríveis. A Capadócia também merece uma visita e a maior estação de esqui da Turquia fica próxima.

Você fala vários idiomas. Como aprendeu e que conselho você dá para quem quer aprender uma língua?

Desde criança sempre tive curiosidade por línguas estrangeiras. Mas nunca fiz cursinho de inglês ou qualquer outra língua. Aprendi inglês na sala de aula no ensino médio. Era o único aluno que prestava atenção e interagia com a professora. Quando fui para a faculdade, meu nível já era intermediário alto. Tudo é uma questão de interesse, disciplina e de não criar uma barreira mental. Aprendi espanhol sozinho, em parte escutando músicas e praticando com amigos latinos na universidade. Em um ano já falava sem sotaque e em dois anos fazia freela como tradutor simultâneo em conferências. Estudei francês por um ano e meio na faculdade e aperfeiçoei durantes as viagens. As outras línguas – alemão, italiano, russo e turco – aprendi por conta própria. Meu turco ainda está engatinhando, mas o fato de estar no país no momento está me ajudando muito.

Um conselho que posso dar é ter muita disciplina, usar e abusar dos recursos da internet, ver filmes na língua que se está aprendendo e ter um pouco de contato diário. Aprender um pouco todos os dias cria um bom hábito e a sensação de estar sempre progredindo é muito gratificante.

Para finalizar, quais são seus países preferidos? E você costuma voltar a lugares que já esteve?

Meus top 3, não necessariamente nessa ordem são, a Geórgia, o pequeno país do Cáucaso, a Espanha, que foi o primeiro país onde morei, e a Rússia, que é um mundo à parte. Mas dependendo do dia e das lembranças que me vierem, minha resposta pode ser um pouco diferente! E com certeza, se gosto de um lugar volto sem titubear. À Geórgia, por exemplo, vou com frequência e também à própria Turquia. É claro que morando na Europa fica muito mais fácil viajar. Gosto muito de ir a países considerados exóticos. Se alguém me chama para uma viagem para o Turcomenistão amanhã, vou sem pensar duas vezes!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio