Luis Vabo Júnior
Luis Vabo Júnior (Foto: Divulgação)

Por uma construção histórica e social, muitos brasileiros têm uma espécie de roteiro padrão para o que conhecem como boa vida: foco nos estudos, faculdade de qualidade e sucesso profissional. É cada vez mais notório, porém, que atingir bons resultados no empreendedorismo exige bem mais do que a formação acadêmica.

Segundo estudos, 75% do êxito de uma carreira depende de People Skills. O termo em inglês significa basicamente a capacidade de alguém ouvir e se relacionar com o outro, seja no ambiente profissional ou pessoal.

LEIA TAMBÉM: Harold Eric: ator e influenciador conta como a internet tem sido essencial para sua carreira no entretenimento


Como se isso não bastasse, o relatório Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, sugere que, a partir de 2020, as People Skills serão as habilidades mais importantes em qualquer local de trabalho. Professor e palestrante especializado no tema, Luis Vabo Júnior resume o peso das dessas habilidades na hora de empreender.

“Dominar suas habilidades comportamentais e socioemocionais te permite chegar a sua melhor versão. Com isso, a pessoa se prepara e consegue equilibrar suas habilidades técnicas, comportamentais e interpessoais. Isso facilita o desenvolvimento de qualquer trabalho”, afirma.

Além da Faculdade, professor da Link School of Business e do Insper, fundador da Vabo23 Educação e Empreendedor Endeavor, Luis Vabo prepara um e-book sobre o tema. O intuito é ajudar quem está começando a sua carreira no empreendedorismo ou até mesmo quem já tem uma longa carreira, mas pode alcançar maiores horizontes.

“Identificar e desenvolver suas habilidades gera impactos extremamente positivos em sua empresa ou até mesmo na vida pessoal. O conceito trabalha fatores importantes como disciplina, criatividade, autoconhecimento, oratória, trabalho em equipe e negociação, todos decisivos na hora de alcançar ou não o sucesso no seu meio”, completa.

Antes mesmo de lançar o e-book, Vabo, como é conhecido nas redes sociais, ensina seus seguidores de graça no Instagram. Com posts diários do professor, mais de 35 mil pessoas podem evoluir em autogestão para mudar de vida.

Instagram: @vabo23