Curiosidades

Psoríase: confira o significado e os riscos da doença crônica enfrentada por Beyoncé

A Queen B! abriu o coração pela primeira vez sobre o assunto pessoal

Publicado em 20/02/2024 11:04
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Beyoncé virou assunto nas redes sociais, ao ter revelado que foi diagnosticada com uma condição chamada psoríase, que afeta seu couro cabeludo.

+ Taylor Swift reage à suposta rivalidade e revela o que pensa sobre Beyoncé

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em entrevista concedida à revista Essence, a estrela norte-americana abriu o coração, de 42 anos, pela primeira vez, sobre os cuidados com a doença crônica descoberta ainda durante a infância. “Desde passar minha infância no salão da minha mãe, até meu pai aplicando óleo no couro cabeludo para tratar minha psoríase — esses momentos foram sagrados para mim”, contou ela.

“Eu tenho lindas memórias relacionadas com meu cabelo. A relação que a gente com nosso cabelo é uma jornada pessoal profunda”, explicou Beyoncé, que ainda relembrou a época em que decidiu cortar o cabelo estilo pixie, em 2013, logo após dar à luz a sua primeira filha, Blue Ivy, hoje com 12 anos.

“Minha identidade como artista está muito ligada ao cabelo solto. Cortar era uma forma de me rebelar contra essa mulher que pensavam que eu deveria ser. Eu era mãe pela primeira vez e algo sobre a libertação de ser mãe me fez querer abandonar tudo isso”, disse a Queen B!.

Mas afinal, o que é a doença psoríase?

Psoríase é definida como uma doença crônica e não contagiosa, a qual apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem em um certo período de tempo, ocasionadas por inúmeros fatores, como aparecimento de lesões avermelhadas e que descamam na pele.

Dentre os sintomas que podem surgir, incluem-se: manchas vermelhas com escamas secas; pequenas manchas brancas ou escuras; pele ressecada e rachada; coceira, queimação e dores; ou inchaço e rigidez nas articulações.

De acordo com o médico Drauzio Varella, psoríase não tem cura, mas existem tratamentos que podem controlar o tratamento dos sintomas. “É uma doença muito conhecida que tem muitas alternativas de tratamento”, disse ele. Além disto, casos de estresse podem piorar o quadro da doença, e podem ser amenizados com “exercícios físicos, meditação ou qualquer hobby que promova o relaxamento”.

Além dos riscos, a doença crônica enfrentada por Beyoncé pode desencadear outras doenças. “Apesar de não parecer haver relação alguma, a psoríase podem estar relacionada ao surgimento de outras doenças, como hipertensão. Muitos pacientes também podem sofrer de depressão devido ao estigma ocasionado pelas lesões”, explicou o profissional.

VEJA MAIS: Beyoncé: tudo o que sabemos até agora sobre o ‘Act 2’, do ‘Renaissance’

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio