Quebrando tabus: Carima Orra diz que véu é liberdade, não opressão

Publicado em 23/09/2020 08:09
Publicidade

A maneira de nos vestir pode ir muito além do propósito de cobrir as partes do corpo. Em alguns casos, este ato pode ter significado profundo, como defender um grupo, uma ideia ou representar uma etnia. O modo de vestir não nos define em termos de caráter, mas com o auxílio das mais variadas peças é possível mostrar a que viemos.

Primeira muçulmana brasileira a participar de uma fashion week em moda modesta, Carima Orra tornou-se destaque nas redes sociais ao defender sua religião.. O evento que aconteceu em Miami deu ainda mais visibilidade a seu propósito, que consiste em agir para que os muçulmanos não sofram mais preconceito e que as muçulmanas deixem de ser vistas apenas como mulheres submissas e nada além disso.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

LEIA TAMBÉM: Nelson Quinto apresenta a Paleta de Cores do Ano de 2021 das Tintas Renner by PPG

Em um mundo em que se prega a autonomia e liberdade das mulheres, o uso do véu e costumes das mulheres muçulmanas são bem compreendidos. Criou-se a imagem de que a submissão é o ponto principal, sem considerar a visão de quem realmente vivencia tais práticas. A começar pela maneira de se cobrir da cabeça aos pés, Carima Orra explica: “a vestimenta não é uma comprovação de caráter, medição de inteligência, ou algo do tipo. Minha roupa representa quem eu sou espiritualmente, ou seja: minha fé. ”, comenta. 

A visão deturpada de submissão total de muçulmanas e seu poder de decisão ofuscado pelo simples fato de serem mulheres vem sendo combatida por Carima Orra em suas redes sociais: “mulheres mulçumanas não são oprimidas, não são submissas e tem a opção do livre arbítrio. O uso do hijab (véu) e roupas longas não deve ser visto como uma forma de opressão, e sim como a liberdade de eu poder ser quem eu quiser independente da roupa que estou usando”, explica a influencer.

Entender o papel de cada uma das mulheres na sociedade, respeitando seus costumes e crenças é também uma forma de lutar pelo igualdade. A luta pela autonomia das mulheres não deve se restringir a um grupo, todas nós devemos ser vistas e ter nossa realidade respeitada : “véu é liberdade, não opressão”, finaliza Carima Orra.

Detalhes sobre o cotidiano da muçulmana mãe de três filhos, palestrante e educadora, vivendo em terras brasileiras são compartilhados diariamente nas redes sociais da influencer, pelo instagram (@carimaorra) ou em seu site (http://www.carimaorra.com.br).

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio