SAIBA OS DETALHES!

Rafael Cardoso comenta sobre cirurgia no coração e revela que já perdeu cinco familiares por morte súbita

Ator comentou sobre a cirurgia de emergência que realizou para implantar um desfibrilador cardíaco

Publicado em 08/06/2021 23:03
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O ator Rafael Cardoso, de 35 anos, comentou durante uma live no Instagram na noite desta terça-feira (8), sobre a cirurgia de emergência que precisou realizar no coração, por conta de uma miocardiopatia hipertrófica, diagnosticada este ano.

Na ocasião, o artista teve que implantar um CDI (Cardioversor-Desfibrilador Implantável) no órgão vital. O dispositivo é um tipo de marca-passo que, em caso de arritmia com risco de morte súbita, dá um choque direto no coração revertendo uma possível parada cardíaca. Durante a live, ele conversou com o cardiologista Eduardo Saad, responsável pelo implante de seu CDI.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Com o meu histórico familiar, eu era uma bomba-relógio”, afirmou Rafael, que revelou ter perdido cinco familiares por morte súbita. Entre eles, um primo de cinco anos, que tinha diabetes, e uma tia de 19. “Minha tia Janete correu para pegar um ônibus e, assim que sentou no banco, morreu”, contou o ator.

O famoso explica que o diagnóstico da miocardiopatia hipertófica (doença em que os músculos cardíacos tornam-se anormalmente espessos) ocorreu após ele contrair Covid-19. Por medo do histórico cardiáco familiar, sua mulher, a atriz Mari Bridi, e sua sogra sugeriram que ele realizasse uma bateria de exames. O resultado, por sua vez, mostrou que o coração de Rafael Cardoso estava com 20 milímetros de hipertrofia e 14% de fibrose.

“Eu nunca senti nada, fazia muita atividade física. Jogava futebol três vezes por semana, nadava, fazia crossfit, corria. Também tinha uma rotina de trabalho intensa. Quando peguei o resultado dos exames vi que era uma bomba relógio que poderia explodir a qualquer momento.”, contou o artista.

Em determinado momento da live, Cardoso, que está no quarto dia pós-cirurgia, mostrou aos seguidores, o aparelho digital que monitora o CDI, e que recebe informações do seu coração toda madrugada. “É importante dizer que a vida vai seguir normal, em breve quero voltar a fazer o que eu gosto, que é acordar às 5h da manhã, correr na praia e dar um mergulho ao nascer do sol. É uma tecnologia que pode prevenir uma morte súbita, então temos mais é que usar.”, destacou ele.

VEJA MAIS: Sucesso nas novelas, Rafael Cardoso já apareceu pelado em cena; relembre

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio