Luto

Relembre a carreira de Orlando Drummond, o Seu Peru

Ator e dublador faleceu nesta terça-feira(27), aos 101 anos

Publicado em 27/07/2021 19:06
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O ator e dublador Orlando Drummond, o famoso ‘Seu Peru’, morreu nesta terça-feira(27), aos 101 anos de idade. As informações são do colunista Ancelmo Góis, do Jornal O Globo.

O artista estava internado desde Abril no Hospital Quinta D’Or, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em tratamento a um quadro grave de infecção urinária.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nascido no Rio de Janeiro em 18 de outubro de 1919, Orlando Drummond Cardoso iniciou sua carreira como contrarregra, no ano de 1942. Posteriormente, atuou em alguns filmes como Rei do Movimento (1954) e Angu de Caroço (1955). Com o auxílio de Paulo Gracindo começou a atuar como dublador, onde é lembrado por ter feito a voz de personagens marcantes como Scooby-Doo, o marinheiro Popeye e Alf, o ‘Eteimoso’.

Orlando Drummond. (Foto: Reprodução/Instagram)

Em novelas, sua primeira participação aconteceu em Caça Talentos, da TV Globo, interpretando Zaratustra de 1996 a 1998. Também esteve no elenco do Zorra Total entre 1999 e 2013, interpretando diversos personagens, entre eles o Seu Peru. Em entrevista a Zé do Caixão, relembrou como chegou à Tupi: “Foi muito engraçado. Eu não tinha nada a ver com rádio. Começou com uma briga na Lapa, fui tomar partido de um amigo, Frederico, que era da polícia especial”, contou ele na ocasião.

Seu Peru: personagem mais marcante da carreira

Orlando Drummond, como ‘Seu Peru’. (Foto: Reprodução/Instagram)

Seu personagem mais marcante na TV é Seu Peru, criado no ano de 1952 para o embrião da “Escolinha” comandada por Chico Anysio ainda como programa de rádio. Foi com ele, que Orlando Drummond se destacou pra valer. Sobre a origem do personagem, ele contou: “Ele não foi feito para mim, mas para um aluno da Cininha [de Paula], sobrinha do Chico Anysio. Na hora da gravação, ele não apareceu, porque [o personagem] era um ‘bicha’, os amigos dele devem ter dito: ‘pô, tu vai fazer isso na televisão?’”, disse.

“Quando o garoto não apareceu, o Chico Anysio deu a ordem: ‘chama o Drummond!’. Eu tava indo embora. Pô, como é que eu vou fazer o negócio aí? ‘Não, é uma coisinha à toa só, uma apresentação, depois você vai fazer uma coisa melhor. Me ajeitei e fiz o Seu Peru”, relembrou ele.

Entre os bordões do Seu Peru, se destacavam: “Use-me e abuse-me”, “Te dou o maior apoio” e “Peru é cultura, cheio de ternura!”. Orlando Drummond se aposentou em 2015, aos 96 anos de idade e 70 de carreira. Ao completar 100 anos, ganhou uma biografia, “Orlando Drummond — Versão brasileira” (Gryphus), escrita por Vitor Orlando Gagliardo.

VEJA TAMBÉM: Morre Orlando Drummond, o Seu Peru, aos 101 anos

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio