Relembre momentos marcantes de Tarcísio Meira na TV

Separamos alguns momentos marcantes de Tarcísio Meira na TV e no cinema para homenagear esse grande talento da dramaturgia brasileira

Publicado em 12/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Tarcísio Meira, ator que morreu em decorrência da Covid-19 nesta quinta-feira (12), aos 85 anos, ficou conhecido como um dos maiores atores da dramaturgia brasileira. Ao longo da carreira, o artista se destacou no teatro, na TV e no cinema.

Na televisão, foram mais de 50 personagens, entre novelas, séries e minisséries. Em meio aos principais trabalhos do ator estão: Irmãos Coragem (1970), Cavalo de Aço (1973), ‘O Semideus (1973), Guerra dos Sexos (1983), O Tempo e o Vento (1985), Desejo (1990), Rei do Gado (1996), Torre de Babel (1998), Hilda Furacão (1998), A Muralha (2000), O Beijo do Vampiro (2002), Senhora do Destino (2004), Páginas da Vida (2006), A Favorita (2008), A Lei do Amor (2016).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Sua última novela, foi ‘Orgulho e Paixão’, de 2018, quando deu vida ao personagem Lorde Williamson, Na época, entretanto, o ator precisou ser afastado da trama após ter uma infecção pulmonar.

Tarcísio Meira em ‘Orgulho e Paixão’ (Foto: TV Globo)

Confira momentos marcantes de Tarcísio Meira

Para homenagear esse grande talento da dramaturgia brasileira, separamos alguns momentos marcantes de Tarcísio Meira na TV e no cinema brasileiro. Confira:

Uma Pires Camargo (1961)

A estreia de Tarcísio Meira na TV Tupi ocorreu em 1959 no teleteatro ‘Noites Brancas’. Após dois anos, ele contracenou pela primeira vez com Glória Menezes em ‘Uma Pires Camargo’, de 1961. Os dois se casaram no ano seguinte e tiveram o filho, Tarcísio Filho.

2-5499 Ocupado (1963)

Já em 1963, quando já estavam casados, atuaram juntos em ‘2-5499 Ocupado’ a primeira novela diária da televisão brasileira. “Na Excelsior [extinta TV], havia alguns diretores argentinos, e eles insistiam que fizéssemos novelas. A gente reagia contra, porque não era teatro, era uma coisa nova, diferente [..] E nos espantamos ao ver que, dias depois da estreia, a novela era um sucesso”, contou o ator em entrevista ao especial ‘Os Casais que Amamos’ do canal Viva.

Tarcísio Meira e Glória Menezes em 2-5499 Ocupado (Foto: Reprodução)

Sangue e Areia (1967)

Em 1967, Tarcísio Meira e Glória Menezes estrearam na TV Globo com a novela ‘Sangue e Areia’. “Sangue e Areia’ foi feita com pouco recurso. Minha roupa de toureiro era muito bonita. Quando tínhamos que gravar, íamos para o terraço da emissora e improvisava-se uma arena para eu tourear”, lembrou o artista.

Tarcísio Meira e Glória Menezes em Sangue e Areia (Foto: Reprodução)

Irmãos Coragem (1970

Já na década de 1970, o casal protagonizou a primeira versão da novela ‘Irmãos Coragem’. Na trama, Glória interpretou três papéis (Lara, Diana e Márcia). Já Tarcísio Meira interpretava João Coragem.

Gloria Menezes e Tarcísio Meira em ‘Irmãos Coragem’ (Foto: Acervo Globo)

Independência ou Morte (1972)

No filme de 1972, dirigido por Carlos Coimbra, o ator viveu Dom Pedro I.

Tarcísio Meira foi Dom Pedro I no filme Independência ou Morte (Foto: Reprodução)

O Beijo no Asfalto (1981)

Ao longo da carreira, Tarcísio Meira protagonizou alguns papéis que quebraram estigmas, principalmente na década de 1980. Em 1981, por exemplo, ele atuou no filme ‘O Beijo no Asfalto’, de Bruno Barreto, onde beijou o personagem de Ney Latorraca.

O Rei do Gado (1996)

Na trama, o ator deu vida ao fazendeiro Berdinazzi, inimigo de Mezenga, interpretado por Antônio Fagundes. A novela ficou marcada pela rivalidade entre os dois personagens, por uma disputa de terras.

Tarcísio Meira em Rei do Gado (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Muralha (2000)

Na minissérie da TV Globo, exibida em 2000, Tarcísio Meira interpretou Dom Jerônimo Taveira. Com este trabalho, o ator recebeu o prêmio de Melhor Ator pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Tarcísio Meira em A Muralha (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Favorita (2008)

A novela exibida entre 2008 e 2009, foi a última em que o casal de atores formaram um par romântico, quando viveram os personagens Irene e Copola.

Gloria Menezes e Tarcísio Meira em A Favorita (Foto: Reprodução/TV Globo)

VEJA MAIS: Morte de Tarcísio Meira repercute nas redes sociais

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio