Sucessos

Relembre personagens antológicos de Paulo José na TV

O ator e diretor acumulou grandes personagens ao longo da carreira

Publicado em 11/08/2021 21:19
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Paulo José, ator, que morreu nesta quarta-feira (11) em decorrência de pneumonia, acumulou grandes papéis na teledramaturgia brasileira, além de seriados e minisséries.

Atuou, ao total, em 20 novelas, como ‘Tieta’; ‘Roda de Fogo’; ‘Senhora do Destino’; ‘Vamp’; ‘Vida Nova’; ‘Araponga’ e tantas outras.  

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O ator também se arriscou como diretor. A empreitada aconteceu na década de 80, quando dirigiu alguns episódios de ‘Casos Especiais’, na Globo. Também dirigiu algumas minisséries, entre elas ‘Memorial de Maria Moura’; ‘Incidente em Antares’ e ‘Agosto’.

Agora, vamos relembrar os personagens mais populares do ator.

Seriado Shazan, Xerife & Cia.

O ator interpretou o atrapalhado Sharan ao lado do seu fiel amigo Xerife (Flávio Migliaccio), entre 1972 e 1974. A dupla nasceu na novela de Walter Negrão ‘O Primeiro Amor’, de 1972, mas a Globo devido ao grande sucesso resolveu colocar os dois personagens em um seriado, que durou um bom tempo.

Arquivo Jornal O Globo

Explode Coração

Na novela de Glória Perez, de 1995, Paulo fazia o cigano Jairo Sbano, pai da personagem de Leandra Leal e Tereza Seiblitz.

Arquivo O GLobo

Por Amor

Em 1997, Paulo José e na época a jovem atriz Cecília Dassi encantaram o público na novela ‘Por Amor’, com a relação carinhosa de ambos. Orestes, personagem do ator, era alcoólatra e recebia a compreensão da filha.  

Arquivo O Globo

LEIA MAIS: Veja os famosos que são apontados como ‘affairs’ de Juliette

Outras artes…

Apesar dos grandes personagens na TV, Paulo José se fazia presente nos cinemas e nos palcos. Ele esteve presente no antológico filme ‘Macunaíma’ (1969), com Grande Otelo; ‘Todas as Mulheres do Mundo’, de 1966. Também emocionou plateias com o filme ‘O Palhaço’, que contracenou com o ator Selton Mello, de 2011 .

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio