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Tik Tok lança função que divulga prévias de lançamentos de artistas

Nova função da plataforma permite que prévias de lançamentos sejam disponibilizadas com antecedência, e que usuários possam fazer pre-save nos streamings

Publicado em 30/07/2022 14:57
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Grande parte do sucesso recente do Tik Tok se deve ao fato de que artistas e a indústria musical estão apostando firme na plataforma, que serve como termômetro para possíveis novos sucessos, com base em trends do momento. Para facilitar a vida dos artistas, a empresa lançou um novo recurso.

A novidade foi anunciada na última quinta-feira (28/07), através da empresa SoundOn, responsável pelo marketing e distribuição de músicas do Tik Tok, e permitirá que artistas façam pré-lançamentos de músicas na plataforma.

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Ou seja: se um cantor ou cantora está para lançar uma nova música, um trecho pode ser divulgado com exclusividade na plataforma, inclusive, já podendo ser utilizado e salvo com antecedência no serviço de streaming da preferência do usuário.

“Pré-lançar uma música é uma ótima maneira de testar uma faixa antes de seu lançamento completo”, diz o anúncio do TikTok. “Os artistas podem avaliar a reação do público e encontrar os clipes de música mais virais para maximizar o compartilhamento, a audição e a interação”.

O recurso de pré-lançamento coloca o Tik Tok ainda mais em voga, uma vez que os pre-saves são como ouro para os artistas que estão se preparando para lançarem novas músicas. Os usuários do TikTok podem clicar em um link, fazer login no serviço de streaming de sua escolha e salvar uma faixa para que ela seja adicionada à sua biblioteca pessoal imediatamente após o lançamento. Para a indústria, um lançamento com grande volume de pre-saves é tido como um sinal de sucesso.

A prática de promover e testar músicas pelo Tik Tok gera um debate importante no exterior. Há produtores que contam que, se uma música ‘vai mal’ no teste e não engaja como o esperado, seu lançamento oficial pode ser até engavetado. “Às vezes, você vê músicas morrerem em um disco rígido por causa dos resultados de um TikTok que durou 48 horas e [não foi viral o suficiente]”, disse Christian Johnson, diretor sênior de A&R da Hipgnosis e gerente da equipe de produção The Monsters & Strangerz, em entrevista à Billboard em maio.

Em solo brasileiro, porém, temos vários exemplos de músicas que atingiram o sucesso através da plataforma e as suas trends, como Bipolar, dos MC’s Don Juan, Davi e Pedrinho, Envolver, de Anitta, Não, não vou, de Mari Fernandez, Ai Preto, de L7nnon e Biel do Furduncinho, entre muitas outras.

A distribuição de músicas no Tik Tok através do SoundOn foi lançada em março deste ano e está disponível no Brasil, EUA, Reino Unido, Indonésia e México.

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