Veja o que ela disse

Vivi Fernandez realiza cirurgia após descobrir tumor no útero

Atriz do SBT já realizou o procedimento e agora está em pós-operatório

Publicado em 16/09/2021 12:49
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Vivi Fernandez, atriz das câmeras escondidas do Programa Silvio Santos, descobriu um tumor benigno no útero – mioma – e precisou passar por uma cirurgia na última quarta-feira (15). Em entrevista ao jornalista Felipe Pinheiro, do site UOL TV e Famosos, a famosa, que está internada em um hospital em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, conta que demorou para procurar um médico e estava se automedicando.

Fernandez imaginou que tratava-se de uma gastrite ou tensão pré-menstrual, mas com dores, a modelo e atriz começou a suspeitar de algo mais grave. “Não conseguia me movimentar em casa, a barriga estava inchada e dura. Passei a mão do lado direito e senti um nódulo. Isso me deixou apavorada e procurei um médico”, disse.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

LEIA MAIS: Luísa Sonza combina corpete, meia arrastão e botas em look ousado e fãs comentam

“Eu me senti muito culpada por não acompanhar e cuidar da minha saúde. Só chorava, tamanha a gravidade”, conta. Ela disse que parecia estar grávida de quatro meses. “Fizemos ultrassom abdominal e descobrimos que o mioma era grande. Ele estava mexendo com a bexiga, rins e poderia estar por fora do meu útero. Isso ocasionou dores e fez com que a minha barriga ficasse estufada, parecendo que eu estava grávida de quatro meses. Pelo ultrassom intravaginal, descobrimos que ele estava fora do útero, comprimindo o intestino. Tudo começou a funcionar de forma ruim para mim”, disse Vivi.

“É uma doença silenciosa, quando começa a ter dores a coisa já está mais avançada. Mioma pode ocasionar problemas gravíssimos. Conseguiram manter o meu útero. Um dos tumores era maior do que o meu útero, gigantesco”, declarou.

Agora, Vivi está no pós operatório se recuperando. “Renasci. Sou uma nova Vivi, agora mais atenta à saúde. Que isso sirva de alerta, especialmente às mulheres”, afirma. Ela seguirá cuidados nos próximos dias, evitando, por exemplo, exercícios físicos e grandes esforços. “Ficarei mais calma em casa”, diz a atriz, em parte da entrevista.

Como prevenir o câncer de colo de útero

A vacinação contra o HPV e o exame de Papanicolau, são ações que se complementam para evitar a doença. Existem vacinas para proteger desde jovens, evitando exposição à doença, segundo informações de especialistas.

Não fumar e usar preservativo também previne contra o câncer, assim como evitar o consumo de bebidas alcóolicas e manter uma boa alimentação, que servem para outros tipos de canceres.

Dicas para diminuir as chances de ser diagnosticado com câncer

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), existem maneiras primárias de evitar que um câncer se desenvolva, como praticar exercícios físicos, manter o peso adequado, uma boa alimentação, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e se vacinar contra a HPV e Hepatite B.

Um câncer se desenvolve por meio de fatores externos (substâncias químicas, radiação e vírus) e por fatores internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). o instituto diz que os fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de formação do câncer.

CONFIRA: Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, explica motivo de não postar foto chorando

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio