Como emagrecer rápido? Veja o que a ciência tem a dizer sobre isso

No Brasil, a busca pelo emagrecimento é cada vez mais comum entre jovens e adultos

Publicado em 26/7/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No Brasil, a busca pelo emagrecimento é cada vez mais comum entre jovens e adultos. Estudos revelam: a insatisfação do brasileiro com o próprio peso está acima da média mundial. Praticamente metade da população brasileira se considera acima do peso. Com isso, é comum essas pessoas buscarem por fórmulas que ofereçam um emagrecimento rápido

Entretanto, é importante lembrar que médicos, nutricionistas e profissionais da educação física sempre insistem em alertar para os perigos dessas “fórmulas de emagrecimento”. Os profissionais explicam: não existe milagre para emagrecer rápido e esses métodos não apenas trazem prejuízos à saúde como também prometem o inalcançável. Emagrecer é um processo que exige muita dedicação e disciplina. Embora, ao contrário do que se imagina, não precisa envolver sofrimento algum.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Além disso, a regra é que os métodos radicais de emagrecimento não tragam resultados permanentes.  “Em um levantamento que fizemos recentemente, verificamos que apenas 20% das pessoas conseguem perder de 5 a 10% da massa corporal. Mas os números pioram: dos poucos que conseguem, 70% recuperam o peso perdido no prazo de 5 anos, sendo a maioria deles dentro do primeiro ano”, revelou o Dr. Rodrigo Magosso, especialista em fisiologia do exercício e grande estudioso e pesquisador da área do emagrecimento.

 O Dr. Rodrigo nos revela: “As pessoas que conseguem manter a perda de peso a longo prazo não fazem perda de peso acelerada ou mudanças radicais, mas adquirem um novo conjunto de hábitos mais saudáveis. Por isso, apenas submeter indivíduos a restrição calórica e/ou programas de treino que não visam o aumento da aptidão física é o que faz com que as pessoas retomem os hábitos de vida que levam ao aumento de peso.”

Como o cérebro humano gasta muito de nossa energia, os hábitos são a maneira com a qual alguns processos se tornam automáticos. Eles são responsáveis por determinar comportamentos e atitudes rotineiros.  

Segundo estudos de neurocientistas, para que determinada ação, como a prática de exercícios físicos e a boa alimentação, por exemplo, virem hábitos, é preciso, dentre outras coisas, que a rotina seja algo prazeroso. Também não adianta querer mudar todos os hábitos de uma só vez: a mudança de hábitos não é fácil e precisa ser feita de forma gradual.

Por essa razão, os métodos de emagrecimento que causam sofrimento não são efetivos, pois são atitudes tomadas momentaneamente para a perda de peso. Gradualmente, a pessoa voltará para seus antigos hábitos e, consequentemente, para seu antigo peso. Algumas vezes, o peso recuperado pode ser inclusive maior do que antes, pois o corpo fará de tudo para compensar o peso perdido. Assim, todo método de emagrecimento, para ser considerado efetivo, deve considerar que apenas a mudança gradual de hábitos trará resultados satisfatórios, saudáveis e duradouros.

Rodrigo Magosso, dedicou boa parte de sua vida estudando o corpo humano e o motivo pelo qual as dietas e os outros métodos convencionais de emagrecimento não traziam resultados efetivos. Uma pesquisa realizada nos EUA revelou que as pessoas realizam em média 5 dietas durante suas vidas. Isso demonstra que as dietas, por si só, não trazem resultados duradouros.

Depois de muitos anos de pesquisa, o Dr. Rodrigo Magosso se deparou com o Diabetes Prevention Program, desenvolvido na Universidade de Harvard. Esse programa é totalmente baseado na mudança de hábitos para a redução da ingestão de gorduras e calorias e para o aumento da atividade física. Tanto para a reversão do quadro de pré-diabetes quanto para a perda de peso, o programa apresentou mais resultados do que os remédios testados pelos cientistas.

Dessa forma, Rodrigo, doutor em Ciências da Motricidade e mestre na área de Bioengenharia,  desenvolveu um programa de emagrecimento definitivo. O programa é baseado na ciência da criação de hábitos e garante um emagrecimento saudável e permanente, já que colabora para que a pessoa se habitue a levar uma vida mais saudável.

Os resultados positivos alcançados pelas pessoas que seguiram esse programa inspiraram Rodrigo a disponibilizar seus conhecimentos em um curso de emagrecimento. Esse curso está disponível para ser realizado de forma 100% online, por meio da plataforma Mega Cursos.

Saiba mais em: https://megacursos.com.br/curso/ped-programa-de-emagrecimento-definitivo/

Conteúdo produzido e enviado por Joyce Silva

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio