PUBLIEDITORIAL

Empreendedora Inocência Manoel alerta para a urgência de vencer o etarismo no mercado de trabalho

Na empresa que fundou com seu filho Alexandre Nascimento Manoel Aroza, Inoar Cosméticos, a empresária implementou um projeto de inclusão para pessoas acima de 60 anos.

Publicado em 26/01/2024 17:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o índice de sobrevivência de empresas criadas por pessoas entre 44 e 64 anos é de 13,9%, contra apenas 6,7% na faixa etária de 25 a 34 anos. Outro dado da GEM, em uma pesquisa em parceria com o Sebrae, aponta que o Brasil possui 25,6 milhões de empreendedores em atividade, sendo que quase 6,5 milhões deles têm mais de 55 anos.

Nesse contexto, as histórias são variadas: há pessoas que foram demitidas após anos de carreira em empresas e resolveram empreender, enquanto outras juntaram dinheiro por décadas para realizar o sonho do negócio próprio. A resiliência é uma das palavras mais destacadas pelos empreendedores acima dos 50 anos para enfrentar o etarismo e insistir nos negócios até alcançar estabilidade e sucesso.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Inocência Manoel, Sócia-fundadora da Inoar Cosméticos, compartilha que um dos desafios principais no mercado da beleza foi desmistificar o glamour associado ao empreendedorismo. Para ela, vencer o preconceito etário no mercado de trabalho é urgente, já que a população idosa cresce a cada ano no país. Em sua empresa, ela criou o Projeto Inoar Sessenta Mais, destinado à contratação de profissionais com mais de 60 anos.

Foto: Inocência Manoel, Sócia-fundadora da Inoar Cosméticos

As barreiras para contratar pessoas acima de 50 anos são observadas pelas próprias empresas. Segundo um estudo da Ernest & Young, em 2022, 78% entre 200 empresas entrevistadas no Brasil se consideram etaristas. Frente a essas realidades, Inocência Manoel se tornou uma defensora da diversidade e inclusão. 

“Os profissionais maduros são seguros, competentes e com muito a agregar no mercado”, afirma, enfatizando que pessoas diferentes podem construir caminhos positivos quando unem crenças, conhecimentos e experiências.

O caso de Inocência prova que é possível ter sucesso empreendendo mesmo não sendo jovem. A marca Inoar, criada junto com o seu filho, já conquistou o mercado nacional e internacional, estando presente em mais de 40 países. Para a empresária, não há uma fórmula mágica para vencer o etarismo, mas sim um conjunto de ações que as empresas e gestores devem adotar.

Foto: Inocência Manoel, Sócia-fundadora da Inoar Cosméticos

A lição mais importante, conta Inocência, é ter a visão humanizada das relações do negócio, desde a compreensão daquilo que o consumidor deseja até os projetos sociais e de sustentabilidade. Nas redes sociais, Inocência Manoel compartilha mais sobre a sua trajetória e os projetos que está liderando. Você pode acompanhar no instagram www.instagram.com/inocencia_manoel e no site www.inocenciamanoel.com.

Conteúdo produzido e enviado por Sua Imprensa

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio