Paraense, Juan Filder se destaca ao entrevistar celebridades e atinge mais de 4 milhões de views no Youtube

Jovem de Belém de Pará vem recebendo elogios de nomes como a cantora Elza Soares e a atriz Sophia Abrahão

Publicado em 19/10/2021 18:32
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nascido na cidade de Belém do Pará, o jornalista Juan Filder vem ganhando destaque no segmento de celebridades desde quando decidiu deixar o bairro de Jurunas aos 19 anos, e correr atrás de mais oportunidades de estudo e trabalho em duas grandes metrópoles do país. Para isso ele escolheu o eixo Rio-São Paulo, cidades estas que concentram hoje o maior número de artistas com destaque na mídia.

O jovem relembra que sair da sua cidade Natal para um local tão distante teve dois pesos em sua vida. O primeiro, a distância da família, da gastronomia tradicional do Norte – pela qual é apaixonado – e de tudo que vai de encontro às suas raízes. No outro lado da balança, a certeza de que todo esse peso não poderia ser em vão. Dessa forma, Juan fez da sua maior dor seu principal estímulo: não deixar que todo esse sacrifício fosse sentido sem que um objetivo maior fosse alcançado.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Juan relembra como se fosse hoje o dia que saiu de casa. Nas costas, apenas uma mochila e no bolso apenas uma passagem para São Paulo sem volta e R$ 3 mil, todo dinheiro que recebeu ao solicitar seu desligamento de um trabalho local para correr em busca de algo maior.

– Saí de Belém com apenas cinco mudas de roupas, pouco dinheiro no bolso para me manter, mas com muitos sonhos na mochila. Acho que nenhuma transformação acontece quando você não se dá o direito de sonhar com algo maior – relembra emocionado.

A primeira parada foi a cidade de São Paulo. Foram três dias de viagem de ônibus. Tempo de sobra para sonhar e planejar tudo que gostaria de fazer no início dessa mudança. Logo que chegou na ‘cidade de pedra’, termo que entendeu rapidamente porque era utilizado pelos paulistas para definir São Paulo, Juan montou seu canal no Youtube e foi em busca dos primeiros artistas. Em paralelo, Juan conseguiu emprego como vendedor em uma loja de shopping para manter o aluguel de um espaço para dormir. Foram oito anos em São Paulo, tempo em que o jovem entrevistou mais de 100 artistas, muitos deles criando laços de amizade que estão amarrados até hoje.

Juan Filder (Foto: Divulgação)

Com o crescimento do seu canal no Youtube – “Nois na Real” – Juan resolveu fazer as malas e promover mais uma mudança. A escolha foi o Rio de Janeiro, local onde se concentra a maior emissora produtora de novelas do país, a TV Globo. A ousadia que tirou Juan de Belém do Pará foi a mesma que o fez ficar durante dias na porta do Projac com apenas um celular nas mãos e a vontade de levar ao canal entrevistas com artistas que entravam e saíam das gravações das novelas. E foi justamente numa dessas tardes que abordou a atriz Sophia Abrahão, que acabou tendo um carinho especial com o paraense, que começou a ganhar atenção de outros artistas com a viralização do vídeo da sua entrevista. Isso porque logo após notar a força de vontade do jovem e saber um pouco mais sobre a sua vida, a atriz que apresentava na época o Vídeo-Show acabou postando uma foto com Juan no Twitter e escreveu: “Amei! Ele é demais!”

Em pouco tempo, o jeito carismático que carrega de Belém do Pará colocou Juan ao lado das principais celebridades do país. Há três anos no Rio, um dos fatos mais marcantes desse trabalho que Filder desempenha na internet foi escutar da cantora Elza Soares que acabava de dar uma das melhores entrevistas da sua vida ao jovem. Semelhante a atitude de Sophia Abrahão, Elza foi às redes sociais e escreveu: “Adorei! Te gosto muito, menino! Ótimo entrevistador.” Entre os vídeos que ganharam bastante repercussão estão ainda entrevistas com o casal Camila Queiroz e Klebber Toledo, Sophia Abrahão, Andressa Urach, Henri Castelli e diversas outras personalidades da mídia como a youtuber e cantora Inês Brasil.

Entretanto, apesar ter se encontrado na cidade do Rio de Janeiro, Juan não deixava de sentir a falta que Belém do Pará fazia em seu cotidiano:

– Sabe aquela frase que diz que você pode sair de um lugar mas o lugar nunca vai sair de você? É uma verdade. Foi quando senti uma saudade absurda do que trago de valor e resolvi voltar para mostrar aqui o que tenho no coração – relembra.

E foi justamente pela saudade e por ser tão grato a educação e aos valores que teve em sua infância e adolescência em Belém do Pará que Juan retornou ano passado à sua cidade natal e gravou um especial para seu canal no Youtube mostrando suas raízes, cultura e culinária nortista. Um dos vídeos de maior destaque ocorreu no Mercado do Ver-o-peso, o maior mercado a céu aberto da América Latina localizado na região central de Belém, além das entrevistas realizadas com Viviane Batidão, Keila Gentil, Dira Paes e Leona Vingativa.

Com foco nas celebridades, Juan traz um baú de histórias que certamente serão difíceis de serem esquecidas e que carregará para sempre na memória. Um dos fatos marcantes e inusitados que aconteceu em uma das entrevistas foi com o ator Hugo Bonemer. Juan falava sobre sua participação no quadro Show dos Famosos, no Domingão do Faustão, quando o artista acabava de fazer uma apresentação no palco vestido de Amy Winehouse. Logo no início da entrevista Bonemer observou a tatuagem da Amy no braço do jornalista. Ali a entrevista ganhou um novo elemento quando os dois descobriram que eram fãs da mesma artista. A surpresa foi tamanha que Bonemer fez questão de pedir para que o câmera desse um close na tatuagem do jornalista.

Outro momento inusitado ocorreu quando Juan entrevistava a cantora Inês Brasil. Irreverente como só ela é, a Youtuber acabou dando um beijo na boca do jornalista que, surpreso, acabou também na boca dos internautas que brincavam a todo instante com a situação. E é ainda sobre beijo na boca que Juan também foi surpreendido durante sua entrevista com Elza Soares. Extremamente confortável ao lado do jornalista, Elza não se privou de falar que acabava de dar uma das melhores entrevistas da sua carreira quando, também de surpresa, surpreendeu Juan com um selinho.

Juan Filder (Foto: Divulgação)

Sobre o futuro, Juan é enfático:

– Metade de mim ainda é sonho, e a outra metade ainda é o que carrego da minha cidade, Belém do Pará. Sonho em levar, quem sabe um dia, muito orgulho e representatividade para minha região. Se pelo menos, tudo o que eu tenho feito a partir do momento que decidi sair da cidade com uma mochila nas costas, for suficiente para ser visto pelas pessoas que ainda estão no meu bairro, e ficar a mensagem que é possível correr atrás dos nossos sonhos, minha missão foi completa – diz o jovem.

Instagram: https://instagram.com/juanfilder

Juan Filder (Foto: Divulgação)

Conteúdo produzido e enviado por Paulo Henrique Lima

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio