PUBLIEDITORIAL

Policial militar do Paraná Gerson Junior escreve livro triplamente premiado

O livro ‘Rádio Patrulha Auto’ se baseou em vivências do cotidiano do policial militar e conquistou vários prêmios literários

Publicado em 25/09/2023 11:07
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O policial militar Gerson de Jesus Monteiro Junior está há 12 anos na Polícia Militar do estado do Paraná. Quem o vê durante a rotina profissional, seja atuando no 20º Batalhão, seja como instrutor de Defesa Policial não imagina que por trás da farda há um escritor super premiado. 

E a inspiração para escrever seu primeiro livro, ‘Rádio Patrulha Auto – Onde Nada É Previsível’, veio justamente do seu dia a dia de trabalho.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Das ruas frias de Curitiba fez-se um livro

Andando com outros companheiros pelas ruas frias da capital Curitiba, Gerson Junior vivenciou muitas coisas. Desde a troca de tiros até a periculosidade de se expor para salvar uma vida, o cotidiano de um policial militar é cheio de desafios. 

E a escrita do Soldado Gerson faz com que o leitor se coloque exatamente na pele do narrador em primeira pessoa.

Policial militar Gerson Junior com o seu livro (Divulgação)

Nas palavras dele, a escolha pelo formato de crônicas se deu “por achar que as narrativas curtas eram o formato ideal para falar do dia a dia de uma equipe de RPA na capital. Às vezes, você vive muitas coisas em um dia só.”

O livro de crônicas policiais ‘Rádio Patrulha Auto’ apresenta 17 crônicas, com uma escrita envolvente e emocionante, que deixa o leitor vidrado do início ao fim. Ele foi publicado pela editora Uiclap e atualmente é vendido por essa editora e pela Amazon. 

Um policial que acumula menções honrosas e prêmios literários

Com a publicação de ‘Rádio Patrulha Auto’, Gerson Junior se tornou o primeiro policial do Paraná a receber um prêmio de literatura.

Isso porque ele recebeu com seu livro diversos prêmios, como Ecos da Literatura, Melhores do Ano da editora Letras Virtuais, Troféu Maurício Vaitsman e Prêmio Polímata. 

Em sua atuação profissional, Gerson Junior já acumulava algumas honrarias, como o Título de Embaixador Imortal da Paz, oferecido pela Organização Mundial de Defesa dos Direitos Humanos, a Medalha de Mérito Águia de Haia e a Medalha Comenda Internacional Diplomata Rui Barbosa.

E a sua carreira como autor não para por aí. Atualmente, o seu segundo trabalho já está em processo de publicação e logo deve ser lançado. Assim como o primeiro, também será um livro de crônicas policiais.

Livro (Divulgação)

Além de se dedicar ao ofício literário, Gerson Junior também é um respeitado acadêmico e pesquisador da área de Segurança Pública, tendo publicado muitos artigos científicos sobre o tema, além de ser revisor de revista especializada e colunista do jornal Folha de Curitiba. 

Quem gosta de livros policiais, precisa ler um exemplar de ‘Rádio Patrulha Auto’. Afinal, não é sempre que as histórias da vida real vão parar em livros do gênero contadas por quem as vivenciou. Para conhecer mais sobre o autor Soldado Gerson visite seu perfil no Instagram.

Conteúdo produzido e enviado por Sua Imprensa

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio