Relembre

Glória Maria foi a primeira repórter a entrar ao vivo no Jornal Nacional

Jornalista marcou a TV brasileira ao ser pioneira diversas vezes

Publicado em 02/02/2023 10:06
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Glória Maria nos deixou nesta quinta-feira (02) e a notícia, além de surpreender muitos, também entristeceu. Isso porque a jornalista marcou a história da televisão brasileira e do jornalismo. Portanto, além de viver o luto, é nececssário lembrar toda a importância que Glória Maria teve durante a vida e para a profissão.

A jornalista foi pioneira diversas vezes. Inclusive, Glória Maria foi a primeira a entrar ao vivo no Jornal Nacional e inaugurara era da alta definiçã na história da TV brasileira. Viajando o mundo e explorando novas culturas, a comunicadora mostrou mais de 100 países por meio de suas reportagens e viveu momentos históricos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Se inscreva no CANAL DO FEED NO YOUTUBE e fique por dentro do BBB23 e principais notícias dos famosos

“Eu sou uma pessoa movida pela curiosidade e pelo susto. Se eu parar pra pensar racionalmente, não faço nada. Tenho que perder a racionalidade pra ir, deixar a curiosidade e o medo me levarem, que aí eu faço qualquer coisa”, disse ela em vida, provando a personalidade aventureira.

Ao chegar na Globo, a jornalista se tornou repórter em um tempo em que os repórteres sequer apareciam nos vídeos. Sua estreia aconteceu em 1971, cobrindo o desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.  ensinou tudo, a segurar o microfone, a falar, foi o Orlando Moreira, o primeiro repórter cinematográfico com quem trabalhei”, contou.

Portanto, Glória Maria foi a primeira repórter ao aparecer ao vivo e ser vista pelo público. Ela também cobriu diveresos eventos políticos e históricos, como a posse de Jimmy Carter em Waghington e o período militar no Brasil. Ao entrevistar o ex-presidente João Baptista Figueiredo, ainda encarou o preconceito.

“Foi quando ele [João Figueiredo] fez aquele discurso ‘eu prendo e arrebento’ – para defender a abertura (1979). Na hora, o filme acabou e não tínhamos conseguido gravar. Aí eu pedi: ‘Presidente, é a TV Globo, o Jornal Nacional, será que o senhor poderia repetir? Problema seu, eu não vou repetir’, disse Figueiredo. Onde ela chegava, o ex-presidente dizia para a segurança: ‘Não deixa aquela neguinha chegar perto de mim’”, recordou ela em uma ocasião

Mas foi no Fantástico que Glória Maria entrevistou grandes personalidades e artistas, como a Rainha do Pop, Madonna. Além de viajar por mais de 100 países, passando pela Europa, África e uma parte do Oriente, mostrando ao público outras realidades.

A jornalista também foi a primeira repórter a entrar ao vivo na primeira matéria a cores do Jornal Nacional, em 1977. Glória Maria mostrava o movimento dos carros naquele fim de semana, sendo pioneira mais uma vez. Em 2007, outro marco da TV brasileira em que a repórter chegou primeiro: realizou a primeira transmissão em HD. Além de todas as conquistas profissionais, a representatividade que Glória Maria trouxe ao ser a primeiroa repórter negra da TV brasileira não pode ficar de fora.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio