Curiosidades

Carnaval: 5 escolas de samba que já foram destaque nas novelas da Globo

Relembre as agremiações do Rio de Janeiro que foram utilizadas na ficção

Publicado em 11/02/2024 23:23
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Não há duvidas nenhuma de que a união entre Carnaval e novela dá mais que certo. A folia já foi retratada em muitas obras, e não muito diferente disto, as escolas de samba da vida real também dominaram a ficção.

+ Carnaval 2024: É feriado, dia normal ou ponto facultativo na sua capital? Confira

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Sabendo disto, o Observatório dos Famosos reuniu uma lista com as escolas de samba, em especial do Grupo Especial do Rio de Janeiro, que já foram inseridas em tramas da Globo e se tornaram destaque. Confira:

Imperatriz Leopoldinense

A escola de samba emplacou seu clássico samba-enredo, ‘Liberdade, Liberdade! Abra as Asas sobre Nós’, da edição campeã de 1989, como tema de abertura da novela Lado a Lado (2012), vencedora do Emmy Internacional de 2013. A novela das seis, inclusive, foi a única a ter uma canção do gênero nos créditos.

Marjorie Estiano e Camila Pitanga em ‘Lado a Lado’ (Foto: Memória Globo)

Grande Rio

Em Senhora do Destino (2004), a trama de Aguinaldo Silva trouxe a fictícia escola de samba Unidos de Vila São Miguel, comandada pelo ex-bicheiro Giovanni Improta (José Wilker). Para as gravações das cenas, a escola de samba de Duque de Caxias foi escolhida, além do samba-enredo selecionado pelo diretor Wolf Maya, ter sido criado pelos ritmistas da agremiação.

Susana Vieira e José Wilker em ‘Senhora do Destino’ (Foto: Memória Globo)

Mangueira

A escola de samba, que é a segunda maior vencedora do Carnaval carioca, foi pano de fundo para a novela Felicidade (1991), e de Tuquinha (Maria Ceiça), fictícia porta-bandeira da escola, que foi morta durante o desfile pelo namorado ciumento, Tide (Maurício Gonçalves).

Maria Ceiça em ‘Felicidade’ (Foto: Reprodução/Globo)

Beija Flor de Nilópolis

Em Pai Herói (1979), a trama termina em pleno Carnaval com a personagem Ana Preta (Glória Menezes), desfilando pela agremiação, e com a fuga do vilão Baldaracci (Paulo Autran), vestido de pierrô.

Glória Menezes em ‘Pai Herói’ (Foto: Memória Globo)

VEJA MAIS: Giovana Cordeiro, a Luna de ‘Fuzuê’, revela “ritual” para estreia no Carnaval 2024

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio