Dia Internacional contra a LGBTfobia: veja cantores que já denunciaram o preconceito

Nesta quarta-feira, dia 17 de maio, é celebrado o dia da luta contra a discriminação

Publicado em 17/05/2023 13:51
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta quarta-feira (17), é celebrado o Dia Internacional contra a LGBTfobia, visto que foi nesta data que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID), em 1990, e está incluído no calendário desde 2010, de acordo com o Decreto de 4 de junho do mesmo ano.

Na sociedade, a abordagem em torno do assunto ainda é assíduo, e claro, reúne diversos tipos de opiniões. Na mídia, inclusive, vários famosos já assumiram publicamente sua sexualidade e não é de hoje. No entanto, há quem relatou e chegaram a denunciar casos de preconceito na Justiça.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

+ ‘A Grande Conquista’: saiba quais ex-BBBs estão participando do reality show

Abaixo, o Observatório dos Famosos reuniu alguns cantores que já denunciaram casos de preconceito sofridos, no Dia Internacional contra a LGBTfobia. Confira:

Renato Russo

Grande nome do rock nacional, o saudoso vocalista do Legião Urbana era bissexual assumido, e trazia poesia e críticas socias em suas letras. Em 1995, em uma entrevista à extinta revista Bizz, Renato Russo estampou a capa da edição, e assumiu publicamente que sentia atração por homens e mulheres.

“Eu estava precisando me assumir havia muito tempo. Mas fica aquela coisa, filho de católico, ‘você é doente’, etc. Sei que sou assim desde os 3, 4 anos”, disse ele, na ocasião. O músico morreu em 11 de outubro de 1996, vítima de complicações da Aids, aos 36 anos.

Renato Russo (Foto: Reprodução/Instagram)

Daniela Mercury

A famosa cantora de axé se declarou lésbica em 2013, e desde então é casada com a jornalista Malu Verçosa. Apesar disto, ela foi alvo de diversos ataques, e chegou a ser chamada de “endemoniada” e “escrava de Satanás” pelo pastor Sargento Isidório, em 2018. Na ocasião, o atual deputado federal foi denunciado na Justiça e gravou um vídeo pedindo desculpas, além de destinar 25% de seu salário como parlamentar para instituições filantrópicas indicadas pela cantora, durante 5 meses.

Daniela Mercury (Foto: Reprodução/Instagram)

Pabllo Vittar

A cantora e drag queen, que abriu portas para muitas outras que se lançaram no cenário musical, até hoje enfrenta diversos ataques preconceituosos. Além de ter sido alvo de fake news até mesmo em campanha política, a artista já contou abertamente sobre todo o preconceito que sofreu na adolescência por ser um garoto afeminado.

“A minha adolescência não foi fácil, mas tirei só o melhor. Hoje sou uma pessoa forte e confiante. Sei quem eu sou de verdade e sempre recomendo às pessoas que fiquem longe da negatividade porque isso só traz o mau. Quando você responde ou se se aproxima do ódio, não vem nada de bom daí”, disse, em entrevista à revista Marie Claire, em 2019.

Pabllo Vittar (Foto: Reprodução/Instagram)

Ney Matogrosso

Um dos cantores mais completos de todos os tempos, o artista revelou que já foi alvo de discriminação durante um atendimento no banco de sua cidade, durante entrevista ao podcast Fala Clê, em 2022.

Segundo ele, os funcionários do banco não acreditaram que ele seria o verdadeiro portador de uma certa quantia em dinheiro. “Eu disse que quero abrir uma conta … me levaram pra dentro do banco, lá pra trás. Eles disseram assim, ‘de onde é que você tirou esse dinheiro?’, eu ganhei, trabalhando”, contou o cantor. “Eles me disseram assim, ´você não pode abrir uma conta aqui se não tiver um fiador’, levei meu dinheiro pra casa, coloquei no canto da sala e disse para meus amigos que não consegui abrir uma conta e ‘vamos gastar’… gastamos … nunca ouvi falar que tinha que ter um fiador pra abrir uma conta em banco”, relatou Ney.

Ney Matogrosso (Foto: Reprodução/Instagram)

Ludmilla

A ‘Rainha da Favela’, que assumiu publicamente que vivia um relacionamento com Brunna Gonçalves, de quem é casada desde 2019, já sofreu diversos ataques homofóbicos pelas publicações românticas com a dançarina e ex-BBB, mas nunca deixou passar batido.

“O Diabo não foi expulso do céu porque bebeu, se prostituiu, porque usou drogas ou era gay. Ele caiu pelo seu próprio orgulho, caiu pela soberba em se achar melhor que Deus. Essa geração está equivocada, condenam as pessoas que fraquejam. Se acham maiores espiritualmente que todos porque frequentam igrejas, se acham mais santos que o Espírito Santo. Acreditam que pecado é só beber, se prostituir, usar drogas, entre outros. Mas se esquecem que o orgulho transformou anjo em demônio e homem em bicho. Pior do que cair e ser exposto como alguém que fraquejou, é viver caído pela própria soberba e orgulho de se achar único e sem pecado. Hipócritas”, escreveu Ludmilla, em resposta à uma hater de plantão, em uma ocasião.

Ludmilla (Foto: Reprodução/Instagram)

Ricky Martin

O cantor espanhol também não passou batido e já sofreu homofobia nas redes sociais. Há alguns anos, ele foi detonado após postar uma série de fotos ao lado de seu marido, Jwan Yosef, onde perdeu diversos seguidores no Instagram, mas se defendeu.

“Não é o número de seguidores que me preocupa, é a mensagem por trás de sua decisão que me causou o mesmo sentimento que eu tinha anos atrás, antes de compartilhar publicamente sobre minha orientação sexual. Esse mesmo medo que me paralisou, me atormentou e não me deixou ser”, disparou Ricky Martin. “Não é justo continuar perdendo vidas valiosas por causa do preconceito e da falta de educação”, escreveu ele, ao longo do texto.

Ricky Martin (Foto: Reprodução/Instagram/Emmanuel Sanchez Monsalve)

VEJA MAIS: Além de Megan Fox: veja celebridades que sofrem com dismorfia corporal

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio