Caso na Justiça

Dono da página “Choquei” presta depoimento na Polícia, após caso de fake news

Página está sendo acusada de propagar fake news

Publicado em 28/12/2023 19:30
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Após um período de silêncio, a página Choquei emitiu um comunicado nesta quinta-feira (28) anunciando que o proprietário do canal, Raphael Souza, prestou depoimento à Polícia Civil de Minas Gerais sobre a morte da estudante Jéssica Vitória Canedo.

A jovem tirou a própria vida após ser envolvida em uma fake news junto a Whindersson Nunes. A Choquei lamentou profundamente a tragédia, expressou solidariedade à família e prometeu adotar métodos mais rigorosos na publicação de notícias para seus milhões de seguidores.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Veja também: Hacker invade Twitter de Neymar e xinga página ‘Choquei’

No comunicado, a Choquei informou que suas redes estavam paralisadas como sinal de respeito pelo ocorrido. O proprietário apresentou esclarecimentos à polícia, fornecendo provas sobre a origem da notícia falsa e imagens de diálogos que evidenciam os procedimentos adotados após a descoberta da falsidade, incluindo a imediata retirada do conteúdo falso. A página está passando por uma profunda reavaliação interna de métodos, visando a implementação de filtros e códigos de conduta para prevenir futuros incidentes.

A Choquei se comprometeu a colaborar com os órgãos de investigação e contribuir para o aprimoramento do setor de notícias online. O comunicado encerrou reiterando solidariedade à família de Jéssica Vitória Canedo e o total apoio a eles. O caso ressalta a responsabilidade das plataformas na disseminação de informações e destaca a necessidade de medidas rigorosas para evitar danos similares no futuro.

O OBSERVATÓRIO DOS FAMOSOS entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Civil de Minas Gerais, para saber sobre o depoimento de Raphael. Eles disseram que ouviram o responsável pela página, e que as investigações continuam.

Leia a integra do comunicado oficial da Policia Civil de Minas Gerais sobre o caso:

“A #PCMG (Polícia Civil de Minas Gerai) prossegue com os trabalhos investigativos a fim de apurar as circunstâncias e a causa da morte de uma jovem, de 22 anos, registrada na última sexta-feira (22/12),em Araguari. A PCMG informa que, nessa quinta-feira (28/12),um homem, de 29 anos, responsável por uma página de uma rede social, foi ouvido por meio de videoconferência na presença de seu advogado e prestou declarações ao delegado que preside a investigação. A Polícia Civil salienta que adota todos os esforços necessários à elucidação do caso e outras informações serão prestadas em momento oportuno para resguardar a família e não comprometer os trabalhos de polícia judiciária”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio