Erika Januza relembra episódios de racismo: “Dor que só quem passa sabe”

Publicado em 14/11/2021 13:27
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Erika Januza, um dos grandes destaques de Verdades Secretas 2, no Globoplay, abriu o jogo em entrevista ao Jornal Extra e revelou sobre alguns episódios de racismo que enfrentou em sua vida. A atriz fala da dor que teve que enfrentar na infância e juventude.

“Vivi muitos momentos tristes na escola que não compartilhei com meus pais coisas cruéis, que eu ouvia e estão marcadas em mim até hoje. É muito importante os adultos conversarem com as crianças, estimularem sua auto estima, destacarem seus valores, com o cuidado de não deixá-las crescerem vaidosas demais. Quando eu for mãe, vou enaltecer a beleza do meu filho ou da minha filha, mostrar que a diversidade existe e tem que ser respeitada”, disse ela.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Cresci sendo julgada como feia. Eu era a amiga em que as mães confiavam para sair junto com suas filhas porque era quietinha e não chamava atenção dos meninos. Eu era só a neguinha do cabelo duro. Isso me magoava e eu me fechava ainda mais na timidez. Lembro com tristeza, mas também penso: ‘Olha aí Erika, onde você conseguiu chegar, apesar de’. A gente não pode deixar que ofensas virem verdades”, contou.

Erika Januza contou sobre os concursos de beleza que venceu, alguns sob protesto.“Ganhei dois concursos, e essas duas vitórias foram debaixo de protestos. Como uma menina negra podia ser a mais bonita? As mães das duas candidatas me xingavam. Teve concurso que eu não ganhei e que os jurados vieram falar pra mim que tinha acontecido alguma coisa errada, porque de acordo com os votos seria meu o primeiro lugar”, lembrou.

Erika Januza. (Foto: Reprodução/Instagram)

VEJA TAMBÉM: Yasmin Brunet abre o jogo sobre briga na família Medina

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio