Entrevista

Fred Nicácio desabafa sobre Dia da Consciência Negra: “Não somos pretos apenas em novembro”

O apresentador e ex-BBB refletiu sobre a data, que é comemorada nesta segunda-feira (20)

Publicado em 20/11/2023 14:02
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Fred Nicácio, ex-participante do BBB23, que provocou diversas discussões e debates assíduos em torno do combate ao racismo dentro do reality show, refletiu sobre o Dia da Consciência Negra, que é comemorado nesta segunda-feira (20).

A data, para quem não sabe, foi escolhida no Brasil como forma de homenagem ao Zumbi, um dos maiores símbolos de resistência à escravidão no país. Em entrevista exclusiva ao Observatório dos Famosos, o médico e empreendedor, que recentemente lançou sua primeira coleção de biojoias, avaliou sobre de que forma a discussão pode combater o racismo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Não somos pretos apenas em novembro”

“O dia em si precisa existir para que a gente possa lembrar, para que a sociedade continue sendo lembrada de tudo que acontece e continua acontecendo, não deixou de acontecer porque passou aquele dia, vocês viram como isso é real assistindo o programa [‘BBB’]. Quem viu sabe, e quem é preto entende o que sente. Não podemos esquecer que somos pretos no ano inteiro, eu não sou apenas em novembro. É muito triste. Discutir essas pautas é necessário”, explica Fred Nicácio, que foi sincero ao apontar acerca da pluralidade de culturas existentes no Brasil.

“Quando a gente fala sobre esse dia [da Consciência Negra], a gente fala sobre o próprio Brasil. Toda diversidade brasileira passa pelo tambor, não tem essa. Se for falar sobre isso, é falar sobre Brasil. É fundamental”, diz o ex-BBB. Em reflexão, Fred Nicácio frisou a importância de reforçar a luta em combate ao racismo, e não só a enxergar o Dia da Consciência Negra como mais uma data comemorativa no calendário.

“Que a Consciência Negra ultrapasse o mês, que não seja mais uma data no calendário de diversidades do ano, um compromisso apenas social dessas empresas para fazer a cota porque é obrigado por lei, que passei disso, e que a gente possa evoluir nesse lugar, e isso se dá criando novas oportunidades para pessoas pretas, dentro e fora de todas as esferas”, pontua o médico.

VEJA MAIS: Fred Nicácio se pronuncia pela primeira vez sobre arquivamento de processo contra Key Alves

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio