Papo reto!

Luciano Huck faz relato emocionante e revela ter ficado em ‘choque’ com irmão gay

Relato faz parte do livro 'De Porta em Porta', lançado pelo apresentador

Publicado em 02/09/2021 12:37
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Luciano Huck, que está prestes a viver uma grande virada em sua carreira profissional, usou seu livro ‘De porta em Porta’ para falar sobre a sexualidade do único irmão, Fernando Grostein, que se assumiu homossexual aos 18 anos de idade.

O apresentador contou que a revelação aconteceu no ano de 1999. “Quando o Fernando aos 20 anos, marcou sua posição e falou, ‘olha, eu sou gay’, essa é minha vida, isso não é uma escolha, esse é o meu ser, é como eu sou’, eu disse: ‘o.k.’”, lembrou.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Mas, num primeiro momento, tive um certo choque – por razões que têm a ver com a forma obtusa, estúpida e quase desumana como o mundo dita as regras de comportamento, mas também porque você quer que a vida da pessoa que ama seja uma estrada asfaltada, sem buracos e pouco sinuosa. No mundo em que vivemos, embora isso esteja mudando, assumir-se gay ainda significa, infelizmente, enfrentar uma dose pesada de preconceito”, confidenciou.

Luciano Huck ainda revelou que tinha muitos preconceitos. “A ‘libertação’ começou naquele dia em que Fernando me mostrou que não éramos nem tão parecidos, nem tão próximos quanto eu imaginava. Hoje, vejo o quantos anos e anos fui submetido a uma espécie de pós-graduação machista – que assolou e assola minha geração e muitas outras – me tonaram incapaz de enxergar os preconceitos que pensei, disse e fiz, e, pior ainda, as coisas importantes que deixei de pensar, dizer e fazer. Hoje sei que também tive medo de enfrentar meus próprios preconceitos”, disse.

Luciano Huck e o irmão. (Foto: Reprodução/Instagram)

Reflexão

O apresentador conta que perdeu o chão, mas que com o tempo construiu uma relação de parceria e companheirismo com o irmão.

“Dada a toda carga de referências machistas e homofóbicas que a sociedade brasileira me entregara – e o preconceito e sofrimento que imaginei que isso traria para o Fernando e para a minha família – minha primeira sensação foi, de fato, a de perder o chão”, revelou.

E acrescentou: “Não foram poucas vezes em que meu irmão e eu revisitamos nossas dores e emoções nesse tema. Muitas conversas, alguma discussões. Chegar a esse ponto de aprendizado, não foi fácil. Foram anos de encontros e desencontros, algumas brigas e reações explosivas de ambos os lados. Acho importante frisar reiterar isso, para deixar claro que nossa vida em família fica bem longe de ser um script de comercial de margarina”, disse.

Quem é o irmão de Luciano Huck?

Luciano Huck tem um único irmão, o cineasta Fernando Grostein. Apesar de não ser tão conhecido como o apresentador, ele é referência na sua profissão e produziu documentários como “Coração Vagabundo” de Caetano Veloso e “Quebrando o Tabu” de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton e Jimmy Carter.

VEJA TAMBÉM: Marcus Majella é hospitalizado após dores abdominais

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio