CURIOSIDADES

Paraíso Tropical: Após gravar primeiras cenas, atriz enfrentou problema de saúde e precisou ser substituída às pressas

Joana Fomm foi escalada para viver a promoter Marion Novaes, mas foi substituída por Vera Holtz

Publicado em 13/02/2024 10:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Antes mesmo da estreia, a novela Paraíso Tropical, exibida originalmente em 2007 e atualmente sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, precisou passar por algumas mudanças importantes. Uma delas, envolveu a substituição de uma atriz que já havia gravado suas primeiras cenas para a trama.

Na ocasião, estamos falando de Joana Fomm. A artista foi escalada para viver a promoter Marion Novaes, mãe de Olavo (Wagner Moura) e Ivan (Bruno Gagliasso), mas precisou se afastar da novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares após enfrentar alguns problemas de saúde.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na época, Joana já havia gravado quatro cenas que, posteriormente, precisaram ser refeitas, desta vez, com a substituta, Vera Holtz. Nelas, a atriz havia contracenado com os colegas de elenco Renée de Vielmond, Marcelo Valle, Jonathan Haagensen e Nanda Gaia.

Joana Fomm e Vera Holtz (Fotos: Reprodução/TV Globo)

Qual doença fez Joana Fomm se afastar de Paraíso Tropical?

O problema de saúde de Joana, na época, não foi divulgado. Posteriormente, no entanto, foi revelado que a atriz havia descoberto um câncer de mama, necessitando realizar quimioterapia e uma dupla mastectomia. Felizmente, a artista curou-se da doença.

Depois de vencer o câncer, Joana Fomm recebeu o diagnóstico de uma doença neurológica incurável, a disautonomia, que afeta o sistema nervoso autônomo, a fazendo perder o controle de alguns órgãos e também dos próprios movimentos, tendo quedas constantes. Desde então, a atriz realiza sessões de fisioterapia e pilates para amenizar o efeito da doença e fortalecer sua musculatura.

Entre os trabalhos mais recentes de Joana na TV estão participações em episódios das séries Sob Pressão e República do Peru, em 2019. Atualmente, ela tem 84 anos de idade.

VEJA MAIS: Paraíso Tropical: 5 personagens importantes que vão morrer na novela

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio