Dafne Borsatti: A Jornada Inspiradora de uma Visionária na Arquitetura Internacional

Publicidade

Em um cenário onde os desafios se mostram frequentemente difíceis e, por vezes, intransponíveis, especialmente para mulheres empreendedoras e imigrantes, a história de Dafne Borsatti emerge como uma fonte inspiradora e repleta de esperança.

Dafne Borsatti – Instagram

Originária de Porto Velho, Rondônia, Dafne nutria desde a juventude ambições que transcendiam as limitações de seu entorno. Sua trajetória até a prestigiosa BEST Building Conference em Las Vegas é uma epopeia marcada por determinação, talento e coragem, sobretudo em um setor predominantemente masculino.

Filha de uma mãe corajosa que enfrentava a maternidade solo, Dafne ingressou no universo do trabalho aos treze anos. Com uma chama intensa no coração e uma mente que se recusava a aceitar um destino comum, ela almejava um futuro repleto de oportunidades.

Continua depois da publicidade

Demonstrando coragem aos 14 anos de idade, Dafne embarcou em uma jornada em busca de um pai ausente, viajando rumo ao desconhecido em um ônibus. Ao chegar à Paraíba, não só encontrou o pai que nunca conhecera, mas também descobriu uma nova família que a acolheu de braços abertos. Com resiliência e tenacidade, equilibrou trabalho e estudo, conquistando uma vaga na Universidade Estadual da Paraíba.

Mesmo prestes a concluir sua graduação em Serviço Social, seu coração já se encontrava na arquitetura. Ao unir sua vocação social à paixão pela arquitetura, Dafne, junto a uma parceira, inaugurou a primeira loja de revestimentos arquitetônicos em Campina Grande, Paraíba:

“Eu mudei para a Paraíba em busca do sonho de fazer uma faculdade. Passei na faculdade e comecei a trabalhar em shopping. Nesse emprego, conheci uma pessoa que mudou a minha vida. Ela me mostrou o segmento de revestimentos, me conectei muito com ela. Juntas, abrimos a primeira boutique de revestimentos em Campina Grande, na Paraíba. E foi aí que eu me apaixonei pela arquitetura.”

– Dafne Borsatti
Dafne Borsatti Instagram

Sua Trajetória nos EUA

Com o desejo de explorar o mundo e expandir seus conhecimentos, Dafne inicialmente planejava mudar-se para a Europa:

“Com o passar do tempo, eu vi que aquilo ali também era pequeno e foi quando conheci a Europa. Me apaixonei pela Europa e falei, pera aí, eu tenho sobrenome Borsatti! Vou tirar minha documentação e viver na Europa legalmente. A empresa que cuidava da minha documentação de imigração para a Europa constatou que meu sobrenome proveniente da Itália era Borsatto com O, e precisaria alterar judicialmente, o que levaria muito tempo. Então, como tinha um visto americano, optei por viajar para os EUA.”

Ao desembarcar nos EUA em meados de julho de 2018, com recursos limitados (apenas 600 dólares no bolso e alguns recursos deixados no Brasil), ela confrontou a dura realidade do “sonho americano”. Inicialmente trabalhando na limpeza, sua determinação a impulsionou a investir em seu próprio negócio de limpeza, alcançando independência em apenas três meses:

“Publiquei no Facebook procurando emprego, e apareceu uma senhora perguntando se eu tinha experiência em limpeza. Eu falei ‘tenho sim!’ e ela falou ‘excelente, amanhã tal hora passo aí’. Só que eu não tinha ideia do que era limpeza nos EUA! Aí fui procurar vídeos no YouTube e não tinha. Quando minha amiga chegou do trabalho, perguntei ‘me ensina como fazer limpeza aqui nos EUA, porque eu vi que a limpeza é seca, porque aqui a gente não pode jogar água, pois é tudo madeira. Então, ela me explicou e no dia seguinte comecei a trabalhar! Fui limpar uma mansão. Eu trabalhava de segunda a segunda, 18 horas por dia, 16 horas por dia, na limpeza, sozinha pra cima e pra baixo. No meu primeiro mês nos Estados Unidos, eu fiz mais ou menos 3 mil dólares, que dá em média 15 mil reais. Aí eu falei, cara, não vou mais embora para Europa, não vou voltar para o Brasil, e aqui que vou ficar. Mas, eu não vou trabalhar para os outros.”

E assim, em pouco tempo, Dafne iniciou seu primeiro empreendimento nos EUA:

“Voltei no mesmo grupo do Facebook e coloquei: acabei de chegar em Massachusetts e estou comprando schedule, se alguém tiver interesse em vender.”

Dafne explica que schedule são agendas de clientes com contatos e endereços, contendo agendamentos recorrentes de limpeza:

“Então, é tipo uma agenda e quando a pessoa está indo embora, ela diz ‘alguém quer comprar minhas casas?’ Porque ninguém quer dar, aqui tudo é business, tudo é dinheiro, money money money! Vendi meu carro no Brasil e comprei uma agenda contendo 8 casas e a transformei em 22 casas. Mas, desde o primeiro dia eu sabia que não ficaria na limpeza para o resto da vida, eu falei: vou trabalhar com arquitetura”

Mas a trajetória rumo à arquitetura não foi desprovida de obstáculos, enfrentando preconceitos de gênero em um mercado predominantemente masculino. Dafne superou rejeições e estereótipos, buscando oportunidades em construções e aceitando estágios não remunerados para evidenciar seu valor. Sua transição para a arquitetura foi marcada por desafios, mas também por conquistas notáveis:

“Coloquei em todos os grupos que eu trabalhava com arquitetura, que eu limpava casas, que eu fazia projetos no Brasil e estava disponível para quem precisasse de um projeto arquitetônico, interior design, projetos 3D, de uma reforma de banheiro, etc. Eu batia na porta de todo mundo quando tinha tempo, pois eu trabalhava muito na limpeza, mesmo assim continuei me esforçando para alcançar meu sonho de trabalhar com arquitetura nos EUA. Bati na porta de mais de 100 construtores brasileiros e levei não de todos, até que um dia o primeiro falou sim, e aí começou a deslanchar toda minha vida. Conheci uma senhora pela internet que me inspirou, foi a primeira a falar sobre arquitetura nos EUA, Daniela Castro.”

Hoje casada com Eric Troy Stratton, um veterano americano, e com seu escritório legalizado, ampliando para o estado da Flórida, Dafne ficou conhecida em New England e atende todo o estado de Massachusetts:

Dafne Borsatti e Eric Troy Stratton – Instagram

“Então, eu comecei a imprimir um pouquinho do nosso estilo brasileiro, da nossa pegada de curvas, linhas, e comecei a fazer uns projetos legais para ganhar destaque. Conexão é também fundamental, comecei a conhecer engenheiros e arquitetos, todos americanos licenciados, que iniciaram parcerias comigo. Foi assim que surgiu o DB Architectural Design, que é o nome do meu escritório hoje. Foi assim que ganhei destaque significativo na área de New England. Eu atendo o estado de Massachusetts, de ponta a ponta.”

Sua dedicação e excelência no trabalho a conduziram a participar de eventos prestigiosos, como The Flawless e Construction Connection USA. O ápice foi sua participação na BEST Building Conference em Las Vegas, onde se destacou como a única mulher à frente de um escritório de arquitetura.

Além da expansão da DB Architectural Design para o estado da Flórida, Dafne também está lançando um livro em conjunto com outras mulheres de sucesso nos EUA: “Negócios Sobre Salto”, idealizado por Angelica Oliveira, com o objetivo de homenagear mulheres brasileiras que se destacaram em suas indústrias nos EUA e servir de inspiração para novas empreendedoras imigrantes no país.

Publicidade
© 2024 Observatório dos Famosos | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade